domingo, 28 de junho de 2009

O USO DE CRACK EM LAGES - ANÁLISES DO 1º 01

Na última aula de sociologia do dia 26 de junho o tema do debate na sala de aula foi o uso de crack em Lages. Os alunos, em grupo, fizeram uma análise sociológica sobre esse fato que está atormentamdo muitas famílias, tendo em vista que o número de usuários de crack em Lages está aumentando significativamente. Veja abaixo alguns trechos das análises dos alunos do primeiro ano 01:
"O que leva uma pessoa a usar o crack?
Falta de personalidade misturado com problemas que todos tem, mas se sentem impotentes para resolvê-los e acham que as drogas são as soluções. Além de tudo os problemas do país, o desemprego, aí é que entra a falta de inteligência, pois as drogas são estimulantes que causam depedência química crônica
". (Gabriel Moraes do Amaral e Mariellen Moura da Silva)
"O Crack é uma droga muito fácil de conseguir no mercado, e o custo muito barato. As pessoas para viciarem, basta apenas usar uma vez. A partir daí elas terão a vontade insuportável de usar. As pessoas costumam usar crack para tentar buscar a resposta de algo que não consegue entender". (Gustavo Cleverson e Lucas Marcon)
"Quem é usuário do crack é bem capaz de matar, roubar, se prostituir...Por causa do crack, na maioria das vezes, as pessoas perdem o seu emprego, os amigos a família a dignidade tanto na rua, quanto em casa, vendem tudo o que tem dentro de casa chega bem perto da morte".
(Daniele Hugen e Maria Helena Trento)
"O que leva uma pessoa a ser dependente do CRACK?
Há diversos motivos, muitas vezes os próprios amigos(que já são usuários) incentivam a usar, muitas vezes dizendo: - ah, é só uma “tragada”. E é essa tragada que vai fazer a vida desse indivíduo mudar. Outras vezes o indivíduo usa para ser aceito em algum grupo, ou quer ser visto como uma pessoa importante, ou pode estar com problemas(depressão) e pode achar que usufruindo a droga resolverá seus problemas
". (Vanessa Moraes e Kelvin Martello)
"A maioria dos usuários de crack não tem dinheiro para sustentar o seu vicio, daí começam a roubar para sustentar o vicio e se prostituem por um mínimo de dinheiro. A solução é criar programas de conscientização e reabilitação dos viciados e programas de prevenção para as novas gerações".
(Emerson e Lucas Garcia)
"Muitos jovens culpam os seus problemas por usarem crack ou qualquer tipo de droga lícitas ou ilícitas, mas não compreendem que se usarem droga vão ter um problema a mais pra se preocupar". (Cassiane Vilvert, Bruna Gabriela Goerdert e Camila Ceccato)
"Começamos a nos perguntar por que o crack que é uma droga tão forte e perigosa esta atingindo níveis de consumo tão elevados numa cidade tão pequena como Lages. Muitas vezes um dos motivos pode ser a falta de limite dos pais e a falta de assimilação de que a droga está em todos os lugares. Outro motivo é que os jovens pensam que usando as drogas iram fugir dos problemas tanto familiares, quanto pessoais e da sociedade, também usam para se auto afirmarem".
(Lucas Pereira de Jesus, Renato Wingert e Guilherme Sartor)

Gostei muito desse trabalho, os alunos mostraram seus pontos de vista com propriedade. Parabéns a todos!
Att.
Professor Antônio Marcos

quinta-feira, 25 de junho de 2009

PROVA SEMESTRAL

Prezados alunos e alunas!
vamos fazer a prova semestral!!

A prova semestral ocorrerá no dia 30 de junho, terça-feira, no horário normal das aulas. Não haverá custo para os alunos. No ensino médio serão 22 questões valendo 0,45 cada acerto e no ensino fundamental serão 12 questões valendo 0,83 cada acerto.
Boa sorte a todos!!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

MEU E-MAIL

Prezados participantes do blog

Coloco a disposição de vocês meu e-mail do msn. Utilize esse
e-mail para enviar material como fotos, vídeos e textos. Eu irei postar logo após o envio.

Anote:

cunham_1@hotmail.com

Att.

Professor Antônio

domingo, 21 de junho de 2009

TERCEIRO 04



Turma competente, organizada e batalhadora. A galera do terceiro 04 está "suando a camisa" para conseguir a meta financeira para a formatura! MAS NÓS IREMOS CONSEGUIR!!

A Professora Mariza e eu somos regentes dessa turma.

Para mim é uma honra!! Para a Mariza também!!

Deus abençoe esses meninos e essas meninas!!!

Professor Antônio Marcos!!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Galera da 8ª Série 2

A Turma da 8ª2 fazendo pesquisa de História sobre a Primeira Guerra Mundial no laboratório de Informática.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

TERCEIRO 03 - GALERA DO BEM!


TURMA DE FORMANDOS DO TERCEIRO 03 MATUTINO
Meninas e meninos alegres, cheios de sonhos!! A juventude é uma época impar! Aproveitem, amem muito, façam muitas amizades, estudem e não esqueçam que Deus existe!!!
Essa turma deixará saudades!!
Prof. Antônio Marcos

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ultrapassamos a marca dos 1000 acessos!

1000 !!!!!!!!!!!!!!!

Que legal, graças a Deus, o nosso blog já superou a marca dos 1000 acessos!
Obrigado a todos que participaram. Espero fazer esse blog fluir ainda mais. Há uma grande possibilidade de ocorrer um festival ou uma mostra de músicas, na qual o (a) aluno(a) irá postar um vídeo com uma canção de sua preferência, com o intuito de mostrar seu talento, sua arte! Além disso todos os eventos da escola serão registrados aqui, bem como as participações dos alunos nos foruns e análises sobre assuntos das aulas.
Abraços

Att.

Professor Antônio Marcos

domingo, 14 de junho de 2009

Como estava a Festa do Pinhão?

BOM DOMINGO PREZADOS ALUNOS E ALUNAS!!!

Foram na festa? Divertiram-se? Espero que sim!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Programa espaço jovem 105.9


Olá galera! todos os sábados das 9:00h ás 9:30 da manhã, a rádio comunitária nos abriu um espaço para nosso programa... lá comentamos assuntos do colégio, e tocamos músicas a pedido de nossos ouvintes... aqui está mai sum espaço para você pedir sua musica... o nosso locutor Thiago Silva vai procurar atender o pedidos de todos! um grande abraço participem e pessam suas músicas nos comentários! 105.9 "espaço jovem"

Aulas de artes ganham interpretação do teatro


A professora Luciana, formada em artes cênicas está dando aulas de interpretação para seus alunos, uma experiência nova e diferente! Ao contrário de desenhos, pinturas como todos os anos... agora os alunos estão podendo viver mundo do teatro. Essa semana fiz uma pequena entrevista com a professora Luciana:
1)O que levou vc a fazer artes cenicas??
R: pois fazia teatro desde a minha adolescencia, tenho uma paixão pelo teatro quiz saber um pouco mais.


2) Infelizmente, hoje em dia o teatro não esta tão presente em nossas vidas. por que este fato ocorre??
R: quem sabe pela nossa cultura, não somos acostumados a ir ao teatro.


3) Como os alunos estão encarando as aulas??
R: percebo que eles estão gostando das aulas, estão empolgados, querem aprender, participam das aulas ate mesmo os timidos.

Destaque no teatro

Os alunos estão se destacando no teatro!!

Uma forma que eles encontraram de apresentar trabalhos, foi a interpretação no teatro, alguns alunos estão se empenhando, decorando textos e se destacando nas apresentaçãos! ai vai um pedacinho de uma peça que os alunos do segundo ano dois apresentaram na aula de história.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

MÁXIMAS DO 1º 09

Máxima é um provérbio, ou seja, uma frase proferida ou escrita por alguém com o intuito de ensinar algo ou contestar alguma coisa na sociedade. Veja as máximas criadas pelos alunos do 1º09 nas aulas de filosofia. Elas são bem interessantes! Abaixo de cada máxima há a explicação elaborada pelo(a) autor(a).

"Amor Sincero e Verdadeiro e só de mãe; o resto é puro ódio e rancor que o ser humano transformar em paixão e no final vê que não passou de mera ilusão ''
Com as relações que já tive que foram só três, entrei em consciência que o namoro não leva a nada somente a ilusão conclui que o amor e só de mãe, a única que esta ao nosso lado em todos os momentos de nossa vida (Patrick Palhano Ferreira)


“Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam é problema deles”.

Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!
(Caroline Schaeffer Godoi)

“As vezes pedimos a vida o que ela não pode nós dar ".
Há momentos
em que a vida não traz só coisas boas e sim tristezas, como perder as pessoas que amamos. (Maite )

"Os amigos são como o sol que não precisa aparecer todos os dias para nós sabermos que eles existem "
Não Precisamo estar sempre com os amigos para sabermos que eles existem.
(Débora )

“Quem bate hoje apanha amanham”

Um dia você pode até bater, mas amanhã você pode estar distraído e levar o troco.
(João Pedro)

“Agente dorme a vida inteira e só acorda no final”

As pessoas não aproveitam e no final da vida quando estão doentes é que se tocam disso.
(Maicom Lemos)

“A vida sem viver : a morte está prevista”
(Maycon Bryan Silva de Liz)

O PRECONCEITO

Preconceito é um conceito antecipado sobre alguém. Quando falamos algo sobre uma pessoa sem saber a verdade dos fatos estamos sendo preconceituosos.

Qual a sua opinião sobre o preconceito? O preconceito pode ter consequências negativas? Quais?

Deixe seu comentário. Exponha sua opinião.

Att.

Professor Antônio Marcos
MUDANÇA DE E-MAIL PARA ENVIO DE MATERIAL

O e-mail para você enviar material a ser publicado neste blog mudou.

rosariocolegio@hotmail.com

domingo, 7 de junho de 2009

BOM DIA A TODOS!!!!

Um bom domingo a todos!!!
Quem for na festa aproveite, faça amizades, alegre-se!!!

Professor Antônio Marcos

sábado, 6 de junho de 2009

Dia dos namorados


Dia 12 de julho, é o dia dos casais apaixonados dessa escola, o dia dos namorados! Este ano, o amor tomou conta da escola do rosário, e pelos vários casais que se encontram, uma menssagem para este eles:
Amar não é só dizer: Eu Te amo
Amar é doar seu tempo para alguém, respeitar , cuidar!
É demonstrar carinho
É dar uns puxões de orelha quando necessário...
Enfim, amar é demonstrar , é ser confidente...
O amor se mostra nas pequenas coisas e gestos do dia-a-dia!
Ahhhh, o amor... tão único e tão especial!

Feliz dia dos namorados!


sexta-feira, 5 de junho de 2009

FÓRUM PARA OS ALUNOS DAS SEXTAS SÉRIES

Estamos estudando o islamismo e como você aprendeu, essa religião, surgida no séculoVII da nossa era, cresceu em proporções geométricas e atualmente ela é muito forte e conta com uma população que ultrapassa um bilhão de pessoas. Há muitos muçulmanos que cometem ações terroristas no mundo todo, mas também há muçulmanos do bem que só se preocupam em viver a fé e trabalhar. Mas infelizmente muitas mortes ocorrem hoje por causa de disputas religiosas, principalmente entre judeus e muçulmanos em Israel.
Qual a sua opinião sobre as disputas religiosas que estão ocorrendo hoje? Você considera que a morte de alguém justifica a fé?
Participe desse fórum! Deixe seu comentário!
Se você não é aluno da sexta série mas quer participar, fique a vontade!

Att.
Professor Antônio marcos

quinta-feira, 4 de junho de 2009

PROGRAMA DE RÁDIO APRESENTADO PELO ALUNO TIAGO SILVA DA ESCOLA DO ROSÁRIO É SUCESSO GARANTIDO!
A nossa escola tem um espaço em uma radio. O programa é voltado para os jovens de 0 à 100 anos de idade. Horário: todos os sábados, das 9:00 às 9:30 na rádio FM 105,9.
Participe! ligue durante o programa, peça sua música mande seu recado para a galera e muito mais. Haverá sorteios de vários brindes durante a programação.
Anote o telefone 3223-9881

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O que esperar?


Brasileiro sempre teve mania de reclamar de seus governantes.
Reclama dos administradores das sesmarias e das Capitanias Hereditárias, dos governadores Gerais e dos imperadores.
Reclamavam dos presidentes da Velha República e da Repúplica Velha, dos militares, do Sarney, do Collor, de Itamar, de FHC, de Lula...
Não reclamaram de Tancredo Neves porque morreu antes da posse!

Nos próximos anos, vamos ter novo presidente, novo governador, outros deputados... ou os mesmos!
Mas o povo vai continuar a reclamar!
Sabe por quê??
Porque o problema não está nos deputados, senadores, presidentes, governador, prefeito, funcionário...
O problema está naquele que reclama: você eu, nós! O problema está no brasileiro.
Afinal, o que poderia esperar de um povo que sempre dá um jeitinho?
Um povo que valoriza o esperto e não o sabio!
Um povo que aplaude o vencedor do Big Brother, mas não sabe o nome de um escritor brasileiro!
Um povo que admira o pobre que fica rico da noite pro dia. Ri quando concegue puxar a TV acabo do vizinho. Sonega tudo que pode, sonega até o que não pode!
O que esperar de um povo que não sabe o que é pontualidade, que joga lixo na rua e reclama da sujeira?
O que esperar de um povo que não valoriza a leitura?
O que esperar de um povo que finge durmir quando um idoso entra no ônibus? Que proriza o carro ao pedestre?
O que esperar de um povo que conhece as falcatruas de certos políticos mas, continuam a elegê-los?
O problemas do Brasil não são os políticos; são os brasileiros!
Os políticos não se elegem sozinhos, fomos nós que votamos neles.
Político não faz concurso, ganha votos: o seu e o meu!
O que esperar então?

(autor desconhecido)

postado por: Caroline Waltrick

Ano passado, uma professora passou esse texto, para refletirmos e achei interesante postar aqui...
Alguns alunos já votam, e alguns ainda vão votar... Devemos ter conciência de tudo isso! e vocês sabem que é verdade! Gostamos de reclamar mas não fazemos nossa parte! Pense em seus atos, atitudes, se realmente estão certaz, antes de cobrar alguma coisa ou de exigir, não somente na política, mas em nosso dia-a-dia, antes de reclamar que a prova estava difícil, pense se você estudou, prestou atenção na aula... ou se simplismente chutou tudo e o que pode colar colou, para se indignar ao olhar a nota da prova! Pensem e reflitam em suas atitudes!
Isso não é um sermão, é só um conselho... os comentários estão abertos, comentem participem! postem suas opniões e lembrem-se antes de reclama ou criticar se você tem esse direito!
Obs.: comentários com conteúdos impróprios serão excluidos! cada um tem sua idéia, respeitem.

Festa de São João !


Oi gente! Dia 04 de Julho (sábado), vai ser realizado lá na escola, a festa de São João 2009, aberta para a comunidade! Todos os alunos estão convidados a participarem! Muitas atrações, como casamento caipira, quadrilhas, todas elaboradas por alunos do rosário! Participem!

Participe da enquete

Prezados amigos participem da enquete sobre a educação. Daqui a alguns dias eu mostrarei o resultado.

Att.

Professor Antonio Marcos

terça-feira, 2 de junho de 2009

Prezados amigos e amigas do Rosário
Agora nossa escola tem um blog, que será gerenciado pelo gremio estudantil. Esse blog é uma nova ferramenta de interatividade para os alunos, professores, a direção e demais segmentos da escola. Participe! Dê sua opinião, sugestão e participe dos trabalhos que serão executados aqui. A paz de Deus esteja com todos!!
Professor Antônio Marcos