sexta-feira, 29 de abril de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Blog do Rosário

Shopping requer licenças


O Boulevard Lages Shopping requereu da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (FATMA) as licenças LAP e LAI (Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação), de seu empreendimento situado às margens da BR 282 – rótula do Bairro Guarujá.

Outro empreendimento que requereu as mesmas licenças foi o SEST – Serviço Social do Trabalhador, para construção do Centro de Saúde, Treinamento e Lazer dos profissionais da área de transportes. Por coincidência essa obra está sendo construída no outro lado da rodovia, no lado do Vila Mariza.

fonte: http://saojoaquimonline.com.br/miltonbarao/

Jovens se reúnem para lutar contra o bullying nas escolas - Grêmio Democracia Juvenil

Lages, 25/04/2011, Correio Lageano

 “Muitas vezes aconteceu comigo de ser agredido por um grupo, e todos os que estavam por perto debochavam, se divertiam com as humilhações que eu sofria, sem se importar com meussentimentos”. Este trecho de uma carta poderia ser de qualquer criança que sofre com maus tratos dos colegas na escola, mas é de Wellington de Menezes, o jovem que matou 12 adolescentes em Realengo, no Rio de Janeiro.

 Para evitar o bullying (prática de violência física ou psicológica feitas para intimidar a vítima), adolescentes de 15 e 16 anos se reuniram. Na tentativa de evitar esse tipo de conflito dentro dasescolas, é que o grêmio estudantil Democracia Juvenil resolveu criar o projeto “Na Contramão”.

 O presidente do grêmio, Emerson Rodrigo da Silva, de 15 anos, diz que o nome do projeto foi pensado para mostrar que o ‘bullying’ interrompe o fluxo normal da vida de uma pessoa. “O aluno está na escola em busca da felicidade, e quando sofre humilhações dos colegas, ele está indo na contramão dessa busca”.

 O objetivo do Na Contramão é evitar a prática de ‘bullying’, para isso o grêmio pensou em criar um projeto de prevenção. “Vamos reunir os grêmios de várias escolas para que cada uma sugira pontos para a diminuição do ‘bullying’”, explica Emerson.

 O que o grêmio Democracia Juvenil pretende é fazer uma parceria diretamente com as escolas. “Depois do projeto pronto, enviaremos aos órgãos competentes para que seja aplicado nas escolas”.
  
A iniciativa já vem sendo aplicada dentro da escola do Rosário, onde o grêmio nasceu. O blog do colégio aceita denúncias anônimas sobre casos de bullying e possui uma média de mais de 100 acessos diários.

Evento coloca tema em discussão no Marajoara
  
Dia 19 de maio, no Marajoara, acontece o primeiro evento do projeto Na Contramão. Emerson Rodrigo da Silva diz que “serão reunidos vários grêmios estudantis para explicar o projeto”.

 “Queremos falar de jovem para jovem. Quando há alguma coisa sobre ‘bullying’ é sempre uma palestra com linguagem científica e técnica; fica ruim para os adolescentes entenderem”.
O embrião do Na Contramão é o Projeto da Paz, também idealizado pelo Grêmio Estudantil. O projeto consistiu num concurso de desenho, que tinha como tema a paz, e que aconteceu em agosto de 2010. O desenho vencedor do concurso ganhou a estampa das camisetas do uniforme da Escola de Educação Básica Nossa Senhora do Rosário.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Verdadeiro Sentido da Páscoa... Democracia Juvenil deseja à todos




Feliz Páscoa!

TIRADENTES: O Primeiro Grande Mártir da Independência do Brasil

Joaquim José da Silva Xavier, que passou à História com o nome de Tiradentes. nasceu em Minas Gerais, em 1746, ficando órfão aos 11 anos. O Padre Domingos, seu irmão, encarregou-se de instrui-lo, de modo que Joaquim José adquiriu sólidos conhecimentos em relação a seu meio e sua época.
Ingressando na carreira militar, chegou somente até o posto de alferes.

Desgostoso porque não o promoviam, dedicou-se à mineração, mas não obteve sucesso, retomando à cavalaria. Já então o chamavam Tiradentes,pois também trabalha como prático-dentista. A exemplo de muitos outros, entusiasmou-se com as idéias de liberdade decorrentes da Revolução Francesa. Em 1789, chefiou uma conspiração, a Inconfidência Mineira , a qual fracassou, sendo Tiradentes preso no Rio de Janeiro, onde tencionava fazer a propaganda do movimento revolucionário. Foi então condenado a enforcamento, após a morte esquartejaram-no, e os pedaços de seu corpo foram colocados em postes de Vila Rica, para que servissem de exemplo ao povo.

Em tempos de Páscoa...

Alguém já se perguntou por que existem tantos filmes sobre Papai Noel e praticamente nada sobre o coelho da Páscoa? A resposta vem pulando em 'Hop - Rebelde sem Páscoa', misto de animação e live action que estreia apenas em cópias dubladas.
Adultos infantilizados, animais humanizados e três coelhas que agem como as personagens de 'As Panteras' estão no cardápio oferecido pelo filme.


Não é surpresa que a direção seja de Tim Hill, diretor de 'Alvin e os Esquilos'. Em 'Hop - Rebelde sem Páscoa', aliás, o diretor esforça-se muito para copiar a franquia lucrativa, mas o novo filme é bem mais sem graça.
Ao centro da trama estão dois filhos pródigos -- E. B, um coelho que quer ser estrela do rock, e Fred O'Hare (James Marsden), que se tornou o primeiro humano coelho da Páscoa. Resume-se a isto a história do filme.
E. B. mora na Ilha de Páscoa com o pai e, curiosamente, não tem irmãos, o que é raro para um coelho. Ele é o herdeiro de uma fábrica de doces, operada por pintinhos, que produz guloseimas que serão entregues pelo coelho da Páscoa no mundo todo -- 'menos na China, mas só por enquanto', alerta o pai
Longe dali, em Los Angeles, Fred é o filho-problema que só dá desgosto aos pais (Gary Cole e Elizabeth Perkins). Sem emprego nem perspectivas, ele atropela E. B, que foi para a cidade em busca de fama.
Os dois passam a morar juntos e ajudar-se mutuamente. O rapaz tenta uma vaga numa empresa de videogames e o animalzinho, num show de talentos. Já na Ilha de Páscoa, os pintinhos, incitados por um líder com sede de poder, rebelam-se contra anos de exploração e pretendem dar o troco -- e não será com bicadas.
Há poucos momentos engraçados e não justificam a existência do filme. Os pintinhos, liderados pelo megalomaníaco Carlos, roubam a cena -- o que pode ser uma vingança da espécie defendendo suas fêmeas, uma vez que coelhas não botam ovos mas levam a fama durante a Páscoa.

fonte de pesquisa: Cineweb

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mais de 5 milhões de estrangeiros

O Brasil foi visitado por 5,16 milhões de turistas estrangeiros em 2010, número que representa um crescimento de 7,8% face a 2009, quando o país tinha recebido 4,8 milhões de turistas estrangeiros, de acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo do Brasil.
Entre os países emissores de turistas para o Brasil, o principal destaque vai para a Argentina, que no ano passado terá enviado 1,4 milhões de turistas para o Brasil, mais 200 mil que em 2009, quando o Brasil tinha recebido a visita de 1,2 milhões de argentinos.

Além da Argentina, o referido estudo aponta também que o forte crescimento se estendeu também a mercados como o Uruguai e Chile, países que passaram da sexta e 11.ª posições para quarto e sexto mercados emissores de turistas para o Brasil, respectivamente.

Destaque ainda para o crescimento dos Estados Unidos, mercado que cresceu 6,25% em 2010, comparativamente ao ano anterior, passando de um total de 604 mil turistas para mais de 641 mil, em 2010.

Para este ano, o Ministério do Turismo do Brasil prevê que o número de turistas estrangeiros no país cresça entre 6% e 7%.

fonte: http://www.clmais.com.br/

Vídeo promocional da campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”

Ação promocional, iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), visa divulgar os destinos brasileiros no exterior e deve atingir 1,25 milhão de pessoas por meio de 7.500 inserções.

A veiculação do filme publicitário ocorrerá no Uruguai, Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile, Peru, Estados Unidos, Espanha, Itália, Portugal e Holanda.

terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de abril dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, em 1940 foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões.
Porém, os índios não compareceram no evento, Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhida como o Dia do Índio.

Não esquecendo também que hoje é dia do Exército Brasileiro.

Rei completa 70 anos

Roberto Carlos completa hoje, 19 de abril, 70 anos. Maior vendedor de discos do país, rompeu a barreira de 100 milhões de cópias, com 64 álbuns nacionais (entre compactos, LPs e CDs) e 124 lançados no mercado internacional.

Desde a década de 1960, suas canções têm marcado a vida dos brasileiros. Detalhes e Eu te amo tanto são as preferidas do Rei. Hoje, certamente, não será um dia alegre para Roberto. Ele acaba de perder a primogênita, Ana Paula, de 47 anos, que morreu sábado, em São Paulo. Domingo, participou da missa de um ano da morte da mãe, Laura Moreira Braga.

Entretanto, esta terça-feira não será triste. Muito mais que 1 milhão de súditos estarão a postos para levar seu canto amigo ao Rei. E bem mais forte o país vai cantar, pois como ele mesmo diz: "Eu quero ter um mlhão de amigos, e bem mais forte poder cantar...".

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Última Ceia ocorreu numa quarta e não numa quinta, diz pesquisador

Afirmação está em livro de estudioso da Universidade de Cambridge.
Uso de dois calendários provocou a confusão, segundo ele.
 
A Última Ceia que, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo compartilhou com seus 12 apóstolos na noite da Quinta-feira Santa, aconteceu, na realidade, numa quarta-feira, segundo afirma um especialista britânico em um livro publicado pela Universidade de Cambridge.

"Descobri que a 'Última Ceia' aconteceu numa quarta-feira, dia 1º de abril do ano 33", declarou ao jornal "The Times" o professor Colin Humphreys, da Universidade de Cambridge.

No livro, intitulado "The Mystery of the Last Supper" ("O mistério da última ceia"), o catedrático acrescenta mais uma tese a um tema que divide teólogos e historiadores.

"Esse é o problema: os especialistas em Bíblia e os cristãos acreditam que a última ceia começou depois do pôr do sol de quinta-feira, e a crucificação foi realizada no dia seguinte, às 9h. O processo de julgamento de Jesus aconteceu em várias áreas de Jerusalém. Os especialistas percorreram a cidade com um cronômetro para ver como podiam ocorrer todos os acontecimentos entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira: a maioria concluiu que era impossível", enfatizou o professor, segundo trechos do livro.

Os discípulos Mateus, Marcos e Lucas dizem que a última ceia foi uma refeição pascoal, enquanto João afirma que aconteceu antes da Páscoa judaica.

"A solução que encontrei é que todos têm razão, mas que se referem a dois calendários diferentes", explica o pesquisador.

Reconciliando os dois calendários, o professor concluiu que a última ceia aconteceu, na verdade, na véspera da Quinta-feira Santa.

fonte: G1

Festa comemora a colheita do pinhão e atrai mais de 300 mil pessoas


De 16 a 26 de junho, realiza-se no Parque Conta Dinheiro, a 23ª Festa Nacional do Pinhão, evento com característica gastronômica, cultural e ecológica. A Festa atrai mais de 300 mil pessoas, todos os anos, e coincide com o período da colheita do pinhão – fruto-semente de grande valor nutritivo, um dos principais elementos da cadeia alimentar da fauna original da Serra Catarinense, assim como dos antigos habitantes desta região, os índios.

Na Festa do Pinhão, o fruto-semente, pode ser degustado em variadas formas: desde o pinhão cozido, assado, ou como ingrediente principal de pratos tradicionais e exóticos: paçoca, entrevero, bombons, licores etc.

Em todos os boxes de gastronomia, da Festa, o pinhão pode ser encontrado – in natura ou pronto para o consumo. Embora tenha havido uma intensa exploração do pinheiro, a cada ano a safra é maior.

fonte: CLmais

Ovo de Páscoa com brinquedo está 42% mais caro do que o simples



Embora mais atrativos, os ovos de Páscoa com brinquedos podem ter uma diferença de preço de até 42%, quando comparados aos ovos simples, sem brinde. É o que constatou uma pesquisa do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor).

O órgão pesquisou os preços, pesos e tamanhos de 12 ovos das marcas Arcor, Ferrero, Garoto, Kraft, Nestlé e Village números 12, 14 e 15 do tipo mais simples (chocolate ao leite).
A maior diferença foi encontrada nos produtos da marca Nestlé. O ovo Fadas n° 15, de 180 gramas, custa R$ 23,56. Outro ovo do mesmo tamanho, mas com mais chocolate, no caso o Classic nº 15, com 240 gramas, custa R$ 22,02. Para quem não abre mão dos brindes, a sugestão do Idec é comprar um ovo simples e o presente por fora.


fonte: eband

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pode acreditar, mais novidades vindo por aqui!

Lançaremos neste final de semana a mais nova página do Blog do Rosário, é o Memória Rosário, uma página feita por você, lá você poderá mandar suas fotos com amigos, colegas, turma, professores. Recordações, emoções, brincadeiras, todos seus momentos na escola seja qual for o ano, mês ou dia. Compartilhe suas
memórias conosco! Participe.





Lançamos também a página "Na Contra Mão", projeto do Democracia Juvenil sobre Bullying e suas consequências. Visite.

E não se esqueça, em maio estréia a rádio online Vivo ao Vivo. Aguarde.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

3ões da manhã começam a lançar suas novas camisetas! Conheça-as

3º 01

A ideia do 3º 01 foi de inovar e sair da tradição dos "bonequinhos". Com um desenho cheio de detalhes e cor. Segundo eles a ideia era juntar tudo o que vivemos no nosso cotidiano, como a internet, aula, música, mundo jovem.


3º 02

Já o 3º 02 preferiu seguir a tradição e fez uma camisa cheia de cor e personagens. Segundo
eles foram várias ideias de personagens então resolveram por tudo no papel, com a principal ideia - várias opniões, muitos sonhos, e um mesmo objetivo - "ser famoso". 


3º 03

A ideia do 3º 03 está cheia de atitude, ela ainda não ficou pronta mais a promessa é de pouco detalhe mais muito objetiva. Com a seguinte frase: Munidos de ideias, e vontade de Poder. Vamos aguardar.


Atenção Alunos do Ensino Médio Inovador

Por favor confirmar participação na viagem para Coxilha Rica com a Professora Marisa Perin através até o dia de hoje dos meios abaixo:

marisa_perin@hotmail.com
Ou pelo telefone: 3223-2878

Atenciosamente,
Admin. Blog do Rosário

Meia passagem para todos os estudantes

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana o projeto de lei de origem do Executivo que muda o artigo 25 da lei que dispõe sobre o transporte coletivo de passageiros em Lages. Na nova regulamentação, também gozarão do desconto de 50% no preço da tarifa (meia-passagem) os estudantes matriculados em cursos técnicos e profissionalizantes com no mínimo 300 horas aulas.
Antes, estes estudantes não tinham este direito, que era conferido somente aos alunos matriculados no ensino fundamental, médio e superior.

fonte: http://www.miltonbarao.com/

FATO SOCIAL - ANOREXIA E BULIMIA


TEMAS DEBATIDOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA TURMA 1º06 VESPERTINO
COMENTARIOS DOS ALUNOS:

Lucas Reichert – 1°ano 6
 
Anorexia e Bulimia é um assunto meio forte pra se falar, porque há muitas e muitas opiniões sobre um assunto, como vou dar a minha agora. Essa doença vem aumentando cada dia mais, com o incentivo da mídia e meios de comunicação, a supervalorização da magreza é alto ridículo, e que ainda pode trazer riscos a vida da menina. Todo mundo tem aquela duvida sobre estar gorda demais, na sociedade, no dia-a-dia, mas no mundo da moda isso é totalmente ao extremo. Todos que estão lá estão pra te julgar, seu corpo, o que você come, etc. E isso é abominável, a menina não tem pra onde fugir, pra onde se esconder, o que leva a emagrecer mais e mais. A mídia não sabe que esta fazendo a jovens adoecerem, e até morrerem! Gente, se o mundo continuar como supervalorização da magreza, estética, corpo etc, onde o mundo vai parar ? Seja feliz do jeito que você é, e não tente emagrecer de qualquer jeito, vomitando, parando de comer. A maior beleza vem de dentro, e isso a mídia não pode comprar.

Aluna: Maryelen De Cássia Klug Westarb - Série:1° 6
Um assunto polêmico, vivido e sofrido por várias pessoas no mundo. 
Duas doenças muito intensas e difíceis de lidar. A maioria dos motivos que leva a essa doença são um tanto quanto ignorantes, são fúteis: emagrecer para agradar os olhos dos outros, para ter fama, ou para sentir a auto estima elevada, ate ficar neuróticos e chegar a ao ponto de perder a vida, mas este não é o caminho. Um pouco de bom censo de algumas pessoas que querem isso para si seria bom. 
Debati aqui o modo de algumas jovens encontrar a formosura, ate chegar a esse ponto ou em alguns casos a morte.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Plantão Rosário Notícias

Desde cedo, acompanhando essa tragédia que ocorreu em uma escola municipal do Rio de Janeiro, fico chocado cada vez que uma nova imagem ou notícia surge sobre essa brutalidade ocorrida.
Venho me perguntando: _O que leva uma pessoa a fazer isso, com tamanha brutalidade?
Se Wellington tivesse a vontade de morrer, que se matasse sozinho, mas não matasse aqueles alunos que não tiveram praticamente nenhuma chance de defesa. Os seus alvos foram as meninas, as quais ele atirava diretamente em suas cabeças.
Fico imaginando o desespero daqueles alunos, vendo seus melhores amigos (as) morrerem, o desespero dos pais que achando que na escola seus filhos estariam seguros, e simplesmente recebem a notícia de que seu filho (a) havia levado um tiro na cabeça e morreu.
Em uma reportagem, um menino que se chama Mateus Moraes, disse que chegou a falar com o assassino, e o mesmo disse à ele:
_Fica calmo que eu não vou fazer nada com você gordinho!
Com essa frase dita pelo assassino, me levo à conclusão de que Wellington deve ter sofrido com Bullying quando estudava naquela escola, talvez as agressoras fossem meninas; isso talvez explicaria porque ele fez o que fez e seus alvos foram justamente as meninas.
Devemos exigir mais segurança para nossas escolas, para nossa comunidade, regras e leis rígidas para a compra de armas de fogo, e muito mais.

Desolado com tudo isso, sem mais palavras...
Emerson Rodrigo da Silva - Presidente 
Grêmio Estudantil Democracia Juvenil

'Ele atirava nas meninas para matar', diz aluno que sobreviveu a ataque


Mateus Moraes, de 13 anos, contou que conversou com o atirador (Foto: Fabrício Costa/G1)
O estudante Mateus Moraes, de 13 anos, contou que as meninas eram o alvo do atirador o ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. "Ele matava as meninas com tiros na cabeça. Nas meninas, ele atirava para matar. Nos meninos, os tiros eram só para machucar, nos braços ou nas pernas", disse o aluno, acrescentando que o atirador saiu da sala cinco vezes para recarregar as arma, e a ação durou cerca de cinco minutos.
O menino disse ainda que chegou a conversar com o atirador durante o ataque. "Estava no meio da aula de português quando ele apareceu. Só pedi a Deus para ele não me matar. E ele falou para eu ficar tranquilo que eu não ia morrer. Fiquei orando e pedindo a Deus para me guardar", disse o aluno do 7º ano. 
Mateus não sabe se conseguirá voltar à escola depois de sobreviver ao ataque. "Não sei se vou voltar aqui por causa das lembranças", disse o aluno, desolado. 
Outros alunos também relataram momentos de pânico vividos no interior da escola na manhã desta quinta-feira (7).
A estudante Jade Ramos de Araújo, de 12 anos, disse que estava no meio de uma prova de Ciências quando começou a ouvir os disparos. "Todo mundo achou que era tiro, mas as professoras tentaram tranquilizar a turma", contou a menina.
Segundo ela, as crianças gritavam muito, mas as professoras pediam para fazerem silêncio. "Elas diziam: 'ele vai ficar nervoso, vai querer matar todo mundo'". Ao entrar nas salas, ainda segundo a menina, o atirador disse para que as crianças ficassem de frente para a parede. "Ele pedia para virarem de costas para a parede e falava que ia matar todo mundo. Foi nessa hora que alguns conseguiram fugir", relatou.
Nesse momento, de acordo com Jade, algumas crianças conseguiram correr em direção ao terceiro andar da escola. "Vi muito sangue nas escadas, crianças desmaiadas. Quando a gente subia tinha um bando de gente amontoada no chão. Os alunos foram pisoteados durante a fuga, as crianças iam fugindo subindo as escadas e algumas acabaram desmaiando", disse.
A menina contou ainda que contou com a ajuda do irmão, de 17 anos, para sair da escola. "Meu irmão veio me buscar, ele procurou de porta em porta. O atirador ainda estava vivo quando ele entrou e conseguiu me tirar daqui", falou.

Leia trechos da carta do atirador que invadiu escola no RJ

Na carta encontrada com o atirador que abriu fogo dentro da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (7), Wellington Menezes de Oliveira fala de questões religiosas e dá indícios de que o ataque foi premeditado, além de pedir perdão pelo crime. 11 crianças morreram e 13 estão feridas, sendo que quatro em estado grave.

Wellington Menezes de Oliveira, homem que atirou contra escola municipal Tasso de Oliveira, em Realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Leia trechos da carta:
“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Dues em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida.”

Segundo o subprefeito da Zona Oeste, Edmar Peixoto, Wellington também afirmou na carta que era portador do vírus HIV.
Reprodução carta atirador (Foto: Reprodução)

Vídeo - Tragédia em escola do Rio de Janeiro

Dilma decreta luto de 3 dias pelas mortes em escola do Rio

A presidente Dilma durante cerimônia no Planalto (Foto: Reprodução / TV Globo)
A presidente Dilma Rousseff decretou nesta quinta-feira (7) luto oficial de 3 dias pelo massacre ocorrido em uma escola municipal na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um homem de 23 anos matou 11 crianças, feriu outras 13 e se suicidou em seguida. O crime foi por volta das 8h30.
Nesta quinta, mais cedo, durante cerimônia de comemoração da formalização de 1 milhão de empreendedores individuais, no Planalto, Dilma chorou e pediu um minuto de silêncio pelas crianças assassinadas.
Segundo autoridades, o nome do atirador é Wellington Menezes de Oliveira e ele é ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, onde foi o ataque. Seu corpo foi retirado por volta das 12h20, segundo os bombeiros.
A polícia diz que ele portava dois revólveres calibre 38 e equipamento para recarregar rapidamente a arma. Esse tipo de revólver tem capacidade para 6 balas.
O barulho dos tiros atraiu muitas pessoas para perto da escola. Um policial que fazia uma blitz perto da escola foi chamado por alunos que conseguiram fugir do local.
O policial diz que subiu ao segundo andar e encontrou Wellington no corredor e atirou em sua perna. Em seguida, ele diz que Wellington se matou. 

Atirador entra em escola em Realengo, mata alunos e se suicida


Um homem de 24 anos entrou em uma escola municipal na Zona Oeste do Rio na manhã desta quinta-feira (7), atirou contra alunos em salas de aula, foi atingido por um policial e se suicidou. O crime ocorreu por volta das 8h30.
(Márcia Anunciação, AE)
Segundo o diretor do hospital para onde as vítimas foram levadas, 11 crianças morreram (10 meninas e 1 menino) e 13 ficaram feridas (10 meninas e 3 meninos).
O corpo de Welligton Menezes de Oliveira, atirador do ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, foi retirado por volta das 12h20, de acordo com os bombeiros.
Sobrevivente conta como foi
Uma das alunas da lembra os momentos de terror na unidade. Aos 12 anos, ela viu o atirador entrar na escola e estava dentro da sala de aula quando ele abriu fogo contra os alunos.
“Ele começou a atirar. Eu me agachei e, quando vi, minha amiga estava atingida. Ele matou minha amiga dentro da minha sala”, conta ela, que afirma que estava no pátio na hora em que Welligton Menezes de Oliveira entrou na escola.
“Ele estava bem vestido. Subiu para o segundo andar e eu ouvi dois tiros. Depois, todos os alunos subiram para suas salas. Depois ele subiu para o terceiro andar, onde é a minha sala, entrou e começou a atirar”, completou.
Atirador diz, em carta, que tinha HIV
O subprefeito da Zona Oeste, Edmar Peixoto, afirmou nesta quinta-feira (8) que Wellington Menezes deixou uma carta em que contava ser portador do vírus HIV. Segundo a Polícia Militar, ele era ex-aluno.
De acordo com o coronel Djalma Beltrami, a carta de Wellington tinha inscrições complicadas. “Ele tinha a determinação de se suicidar depois da tragédia”, contou Beltrami. A carta foi entregue a agentes da Divisão de Homicídios.
Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. Segundo a polícia ele usou dois revólveres, que chegou a recarregar várias vezes.