terça-feira, 27 de março de 2012

Curiosidade

XXIV Festa Nacional do Pinhão

O Secretário de Administração da Prefeitura de Lages, e presidente da Comissão Central Organizadora da XXIV Festa Nacional do Pinhão, Antônio Cesar Arruda, informa que ainda não há nenhum show confirmado para a Festa do Pinhão, uma vez que a licitação ainda não foi aberta. “Para vencer a licitação, as empresas terão que apresentar uma proposta de maior oferta em percentagem, e que contemple cinco shows de uma lista de onze escolhidos pela comissão”, explica Arruda. Constam na lista dos possíveis shows nacionais na Festa do Pinhão: Fernando e Sorocaba, Gusttavo Lima, Michel Teló, Guilherme e Santiago, João Neto e Frederico, Paula Fernandes, Luan Santana, Jorge e Mateus, Humberto e Ronaldo, Chimarruts e Victor e Leo.
Arruda explica que caso nenhuma empresa consiga apresentar uma proposta que contemple estas exigências licitatórias, a prefeitura fará a contratação direta dos shows.

Fonte:http://www.festadopinhao.com/ver_noticia.php?codigo=128

sábado, 24 de março de 2012

[All Star Velho]-One Direction vai ao topo do top.


Liam, Harry, Zayn, Louis e Niall atualmente fazem parte da banda britânica ‘’ One Direction’’ que atinge o público jovem (principalmente meninas). Os meninos Britânicos  faziam parte de um programa de televisão chamado ‘’Xfetor’’, no qual Liam foi reprovado uma vez e na sua segunda tentativa no programa conheceu os outros meninos, então o ‘’Tio Simon’’ (atualmente jurado do ‘’Xfetor’’) resolveu juntar os cinco garotos para
 formar uma banda só, e eles tiraram em terceiro lugar no programa!
Atualmente fizeram uma turnê com outra banda americana chamada ‘’Big Time Rush’’ ....
 E neste ano de 2012 irão fazer outra turnê só que sozinhos pela américa!
 Infelizmente não virão ao Brasil este ano  ainda, mas talvez as fãs possam esperar uma tour pelo Brasil, ou ao menos um show, ano que vem...Tudo depende, o que se sabe é que as fãs brasileiras estão realmente esperançosas em relação a isso.
Confira um dos hits da banda abaixo:

sexta-feira, 23 de março de 2012

Chico Anysio morre aos 80 anos


Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro. Ele deixa oito filhos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Curiosidade

O jovem do Sul é mais preparado


retrato do jovem empreendedor no Brasil foi mapeado pela Endeavor, organização multinacional sem fins lucrativos, que promove o empreendedorismo. A pesquisa realizada pela entidade demonstra que dois terços dos estudantes da região Sul já possuem negócio próprio ou gostariam de ter a sua própria empresa no futuro.




O percentual sulista está um ponto acima da média nacional. Cerca de 52% dos estudantes da região responderam sim quando questionados “se pensavam em se tornar empreendedores”, comparando com 48% dos estudantes de todo o país. Mais de 58% dos jovens estudantes foram identificados como potenciais empreendedores nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A média também está acima da nacional, que é de 57%.

Os jovens do Sul, além disso, estão entre os que buscam melhor preparação. Cerca de 29% dos potenciais empreendedores passaram por algum curso de preparação no país e, no Sul, esse número sobe cinco pontos percentuais.

Para o gerente da Endeavor no Paraná, Leonardo Frade, essa pesquisa revela o imenso potencial da região na promoção de novos empreendedores. “A região Sul tem um enorme potencial para formar novos negócios com uma perspectiva de alto impacto. O jovem tem consigo aquele ímpeto revolucionário, de querer mudar o mundo.

Nos negócios isso se traduz em ousadia para inovar e na capacidade de sonhar grande, criando empresas que poderão quebrar paradigmas de mercado”, comenta. Acreditando nisso, a Endeavor investe em iniciativas ligadas à área educacional, como a Semana Global do Empreendedorismo e o programa Bota pra Fazer, levando conhecimento especialmente para estes jovens empreendedores.


IC News

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cavalgada divulga Coxilha Rica como um dos mais belos do Sul do Brasil

 
Correio Lageano por Adecir Moraes


Campos, rios, lagos, taipas, matas de araucárias e fazendas típicas inseridas no histórico Caminhos das Tropas foram alguns dos atrativos apreciados de perto por profissionais de imprensa de Lages e região, durante uma cavalgada no último final de semana na Coxilha Rica, um dos locais mais belos do Sul do Brasil. O evento reuniu cerca de 50 cavaleiros entre comunicadores e pessoas do grupo de apoio.

A Coxilha Rica é considerada um dos principais berços históricos e culturais de Lages. Vem, aos poucos, despertando-se para o turismo sustentável. Hoje, além dos turistas nacionais, a região vem recebendo visitantes de outros países, sobretudo da Europa. Só uma empresa contabilizou cerca de mil turistas nos últimos três anos.

A cavalgada começou no sábado cedo e terminou ontem por volta das 13 horas com um almoço festivo, na Fazenda Ferradura, cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. O percurso foi de aproximadamente 40 quilômetros. Um ônibus foi fretado para transportar os participantes.

O ponto de partida foi na fazenda Lua Cheia, perto da antiga BR-2. O grupo parou para almoçar na fazenda Rodeio Bonito, às margens do Rio Pelotinhas, 41 quilômetros distante de Lages, onde permaneceu durante a tarde e noite.

Ontem, cedo, saiu com destino à fazenda Ferradura, de propriedade de Benjamim Kuntze, o Tio Beja, na localidade de Cajuru, onde teve um almoço de confraternização entre os participantes. O encerramento contou com a apresentação artística do grupo Barbicacho Colorado. A chegada ocorreu por volta das 13 horas. Os cavaleiros ficaram em torno de 12 horas sobre o lombo do cavalo.

O jornalista Cidnei Luís Andreoli ficou encantado com o que viu. “Durante o trajeto presenciamos muita água, campos e planícies, além de construções centenárias que resgatam e remontam a história da região. Vimos também muito reflorestamento de pinus, que, lamentavelmente, vem substituindo as araucárias”, descreveu.

O secretário de Turismo, Geovani Broering, que também participou da cavalgada, explicou que objetivo foi aproximar a imprensa da Coxilha Rica, fazendo com que os profissionais registrem e contem o que viram. Ele classificou a região como próspera e forte.


Região atrai turistas europeus
  
Morador da região e empresário do ramo turístico, Tibério Bianchini puxou a cavalgada. Ele explicou que o evento teve como principal objetivo mostrar aos profissionais da imprensa o potencial turístico da Coxilha Rica.

“Temos aqui um paraíso, um mundo a descobrir, cheio de riquezas naturais, como matas dearaucárias, rios a nascentes com águas cristalinas. Por isso a importância de trazer a imprensa para cá, mostrar isto tudo, valorizando, divulgando este potencial”, observou.
Tibério é um dos maiores conhecedores da região. Aliás, é dele a empresa de turismo “Coxilha Rica”, que está trazendo para cá turistas de diversos países da Europa.



“Eu apanho os grupos no Aeroporto de Florianópolis, trago para cá e, com o apoio das fazendas, percorremos um roteiro para eles conheceram a região. A cada mês organizamos duas cavalgadas. Todos ficam encantados com o que veem”, finalizou.

domingo, 18 de março de 2012

[All Star Velho] - Novo CD Do Far East Movement

Quem não se lembra do single que arrasou 2011 ?
"Like A G6", foi o single que esteve em todas as paradas, e principalmente, nas baladas.
Agora a banda que fez a música, Far East Movement, já está com músicas novinhas e um CD saindo do forno.
O CD está para sair dia 8 de maio e contará com colaborações(participações) de grandes nomes da música, como Justin Bieber em "Live My Life" e  Bill Kaulitz na música "If I Die Tomorrow", também o rapper Pitbull.
E ainda o clip de "Live My Life" será dirigido por Red Foo do LMFAO(outro grande nome da música eletrônica).
O clip de "Live My Life", vai ser o primeiro single oficial do novo CD deles, que a propósito, se chama "Dirty Bass".
Vamos esperar pra ver se "Live My Life" ou outra música dos caras, vai pegar como "Like A G6".

sábado, 17 de março de 2012

Vem aí...

DJ Produções, nova identidade visual


Está sendo lançada a nova identidade visual do DJ Produções. A logo agora em 3D, traz cores vibrantes envolvidas no preto espelhado. 


Conheça o DJ


Logo Antiga que deixou de ser usada
O DJ produções é o departamento responsável pelo audiovisual do blog, Face e Twitter do Rosário, além da organização dos grandes eventos do Rosário.


São inúmeros os projetos já realizados pelo DJ, os quais cada vez mais foram se modernizando e se inovando, independente do seu segmento. 



O DJ produções é um subdepartamento do Grêmio Estudantil Democracia Juvenil, ligado principalmente com os departamentos de imprensa e cultura.


sexta-feira, 16 de março de 2012

quinta-feira, 15 de março de 2012

Poucas escolas de Lages aderiram à paralisação

 
A última quinta-feira (15), ficou marcada como o Dia Estadual de Paralisação e Assembleia Estadual para professores da rede de educação de Santa Catarina. Após analisar a proposta apresentada pelo Governo do Estado, em assembleia, realizada no Centro de Eventos Centro Sul, em Florianópolis, o Sinte optou por recusar a proposta e aguardar até o dia 17 de abril.Caso uma nova posição do Estado e, caso nada seja apresentado, uma nova assembleia será marcada.

Em Lages, das 22 unidades da rede estadual de ensino, segundo informações dos diretores e assessores de direção de cada escola, 10 mantiveram as aulas normalmente, nove aderiram parcialmente e, na EEB Nossa Senhora do Rosário, no bairro Coral, houve maior índice de paralisação, onde apenas um professor trabalhou.

Da regional de Lages, aproximadamente 300 professores vinculados à rede foram participar da assembleia, em Florianópolis, que tinha como foco debater a proposta de reajuste apresentada peloGoverno do Estado no dia anterior. Destes, 100 são das escolas de Lages. A proposta prevê o reajuste de 22,22% para os professores que recebem o piso, divididos em duas parcelas e sem validade para os demais níveis salariais.

A classe briga pelo pagamento do reajuste na totalidade e que seja aplicado ao plano de carreira, grande batalha da categoria nos últimos anos. Para a Gerência Regional de Educação (Gered), aparalisação não foi expressiva. De acordo com a gerente Maria de Fátima Ogliari, a Gered recebeu orientações da Secretaria de Estado da Educação (SED) e os professores que paralisaram levarão falta sem justificativa pela ausência no trabalho em dia considerado normal.

Com o anúncio da paralisação, muitos alunos não compareceram às escolas, mesmo em algumas turmas em que os professores não aderiram. Fátima explica que, nestes casos, será avaliado junto à SED, para saber se contará ou não falta para os professores. “Vamos analisar a situação dos professores que compareceram e bateram o cartão, mas não deram aula porque não tinha alunos”, diz.

Professores rejeitam proposta do governo

A assembleia e o dia de paralisação fazem parte da programação da greve nacional da Educação, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Dentre as reivindicações apresentadas pela categoria está a garantia do cumprimento imediato e integral da lei federal nº 11.738, que vincula o piso salarial profissional nacional à carreira do magistério.

A Direção Executiva do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) analisou a proposta apresentada pela Secretaria da Educação e concluiu que “a mesma é uma afronta aos direitos dos trabalhadores em educação do Estado de Santa Catarina, pois desrespeita a lei dopiso, o quadro de carreira e principalmente os acordos da greve de 2011”.

Paralisação

• Escolas que funcionaram normalmente: Francisco Manfrói, Frei Nicodemos, Ilza Amaral de Oliveira, Maria Quitéria, Egídio Baraúna, Visconde de Cairu, Zulmira Auta da Silva, Armando Ramos de Carvalho, Godolfin Nunes de Souza, Prof. Jorge Augusto Neves Vieira

• Escolas que aderiram parcialmente: Belisário Ramos, Cora Batalha da Silveira, Pinto Sombra, Lucia Fernandes Lopes, Melvin Jones, Flordoardo Cabral, Rubens de Arruda Ramos, EEB de Lages, Vidal Ramos Junior

• Escola que paralisou totalmente: N. Sra. do Rosário (apenas um professor, dos 30, estava trabalhando)

• Não soube informar:
São Judas

• Apenas um professor parou: Vidal Ramos


Atenção

Amanhã (16/03/12) haverá aula normal!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Nota da Executiva do SINTE/SC sobre a proposta apresentada pelo governo em 14/03/2012

BLOG do SINTE/SC
A Direção Executiva do SINTE/SC em reunião pós-audiência com representantes do governo, analisou a proposta apresentada pelo Secretário da Educação Eduardo Deschamps, assessores e o Coordenador do CONER (Coordenadoria Executiva de Negociação e Relações Funcionais)Décio Augusto Bacedo de Vargas, concluiu que a mesma é uma afronta aos direitos dos trabalhadores em educação do estado de SC pois desrespeita a lei do piso, o quadro de carreira e principalmente os acordos da greve de 2011.
O SINTE/SC reafirma sua posição de não abrir mão de nenhum direito e cobra atitude do governo, pois a proposta de hoje coloca em duvida a palavra empenhada pelo governador, durante o processo de negociação da greve de 2011, não deixando à categoria outra alternativa a não ser a organização da luta.

Curiosidade

Espião Blog do Rosário




Paralisação

Informamos que nesta quinta-feira (15/03), não haverá aula. Motivo: paralisação dos professores. 

domingo, 11 de março de 2012

Talento Rosário - Fotografias de Morgana Scheuermann - 3º1








Parabéns Morgana!

Mostre você também seu talento! Envie-nos um e-mail para democraciajuvenil@hotmanil.com 

Curiosidade

sexta-feira, 9 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

Talento Rosário - Desenhos de Pablo Paganela - 3º1











Lembrando que Pablo também é o autor da "Estampa da Paz" que vemos nas camisetas alternativas da escola. 


Parabéns Pablo!  


Mostre você também seu talento! Envie um e-mail para democraciajuvenil@hotmanil.com 

Dia 08 de março! Parabéns Mulheres!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Novo modelo de calça de uniforme do Rosário


Por pedido do Grêmio Estudantil a Direção da escola liberou o novo modelo de calça de uniforme do Rosário, em tecido tactél.

Ele é opcional, ou seja, continua valendo o modelo original.

É encontrado nas Lojas VF, no valor aproximado de R$ 72,00 e por encomenda.

Santa Catarina investe R$ 2.135 por estudante

Santa Catarina, 7/03/2012, Correio Lageano
  
Um dos pontos mais discutidos em 2011 durante a greve dos professores, o Fundo da Educação Básica (Fundeb) não está sendo o suficiente para o estado financiar uma educação de qualidade. A análise é do presidente do conselho do Fundeb, Gilberto Sá.
  
Hoje, o fundo é uma das principais fontes de custeio da educação dos municípios e estado. Lages, por exemplo, recebeu R$ 40 milhões do Fundeb, sendo a segunda maior fonte de arrecadação da cidade.
  
No estado, o valor de repasse do fundo foi de R$ 3,07 bilhões, sendo que 80% foi usado para a folha de pagamento. A lei prevê que, no mínimo, 60% do fundo seja usado para salários. Os outros 40% seriam aplicados na manutenção, construção e melhoria da infraestrutura das escolas. “Tem estado que gasta 150% do Fundeb com salários, isso não é ilegal”, conta Gilberto Sá.
  
Além do Fundeb, estados e municípios têm que aplicar 25% de sua arrecadação na Educação. Já a União aplica de 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o que Gilberto Sá considera muito pouco. “Por isso existe uma luta para que se aplique 10% do PIB para a educação básica”.
  
A crítica de Gilberto Sá vai para o centralismo da União. Hoje cerca de 60% dos impostos vão para o governo federal. O resultado dessa concentração é uma educação básica ruim e universidades e institutos federais bons. “Hoje se gasta cerca de R$ 7 mil com um aluno de universidade federal, enquanto na educação básica se aplica somente R$ 2.135 (em Santa Catarina)”.

Outro problema que Gilberto Sá vê é a respeito da gestão. “Não adianta ter dinheiro e não saber onde aplicar”, explica. Isso, segundo ele, não acontece em Santa Catarina, mas é visto em outros lugares do país. Ele avalia como muito bom os investimentos feitos em infraestrutura pelo estado na região de Lages. “Creio que 80% do que foi repassado, acabou sendo investido”, relata, explicando que isso é um número alto.


Ideb de SC é um dos melhores, mas é baixo
  
Santa Catarina aplica, por aluno, 23,5% a mais do que o mínimo estabelecido para o país, que é de R$ 1.729,28. Para 2012, a estimativa é que se aplique R$ 2.096,68 por aluno no Brasil. Em Santa Catarina esse valor será de R$ 2.609,79 para os cerca de 650 mil estudantes da rede estadual.
  
Essa diferença de valor ocorre porque o estado arrecada mais impostos do que recebe da União. Gilberto Sá explica que o estado é um dos melhores no Brasil quando avaliado pelos índices do Ideb, que mensura a qualidade da educação básica. “Isso não é grande coisa, já que o índice brasileiro é pífio”.
  
O Ideb em Santa Catarina ficou em 5,2 no ano de 2009, sendo o 5º melhor do Brasil. Por outro lado, a região da Amures ficou mal colocada. Lages alcançou 4,3, a mesma nota de Otacílio Costa. Maior que Correia Pinto (4,1) e menor que São Joaquim (4,6). Mesmo assim, todos estão abaixo da média estadual.


Números do estado
  
- O valor estimado de repasse do Fundeb para 2012 é de R$ 3,7bi

- São 39 mil professores na rede estadual

- A estimativa é que estejam matriculados 650 mil alunos na rede estadual

- A nota catarinense do IDEB é de 5,2,sendo a 5ª maior do Brasil

- Em 2012, Santa Catarina deve aplicar 2.609,79 por aluno na educação básica

Participe!

As inscrições do Grêmio Estudantil Democracia Juvenil ainda estarão abertas até dia 09/03/12. Participe.


Atenção: Os alunos inscritos deverão comparecer na escola dia 14/03/12 a partir das 18 horas, onde haverá um horário específico para cada inscrito que será enviado via e-mail.
Caso o aluno não possa comparecer neste dia, deverá informar até 14/03/12 pela manhã para algum integrante do Grêmio Estudantil ou entrar em contato pelo seguinte link: http://colegiodorosario.blogspot.com/p/loading.html