Você sabe quem é o autor do jingle: “Do pinheiro nasceu a pinha, da pinha nasceu o pinhão” A Janaina do 2º01 é filha do autor desse jingle e ela fez uma materia sensacional sobre a história dessa música e também uma entrevista com seu pai. Veja a seguir:
A 22ª Festa Nacional do Pinhão está começando. Portanto, devemos conhecer um pouco mais sobre a história da nossa festa.
Tudo começou em 1973 com a sugestão do jornalista criciumense Agilmar Machado, na época diretor de turismo e divulgação da prefeitura de Lages, com apoio de Aracy Paim, e aceita pelo então prefeito Juarez Furtado. A primeira festa ocorreu na Praça João Costa, popular calçadão. Em 1974, a festa foi realizada na Avenida 1° de maio, no CTG Porteira Serrana. Após três anos sem acontecer, voltou a ser realizada em 1987, já no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
Com o passar dos anos, e vendo que a idéia havia dado certo e se estabelecido no calendário estadual como um grande evento, a comissão organizadora passou a investir mais na divulgação, usando cartazes e panfletos, com as imagens tradicionais do pinhão e das gralhas. Mas para acrescentar mais à divulgação, surgiu a idéia da criação de um jingle para a festa de 1991, mas é usado até hoje.
A autoria da letra do jingle é do jornalista Francisco de Assis Nunes. Então, vamos conhecer essa história:
Janaina: Quem teve a idéia da criação do jingle?
Francisco: “Quem me pediu para criar a letra foi a então assessora de imprensa da prefeitura, Graziela Maines”.
Janaina: Como surgiu a letra?
Francisco: “Utilizei trechos de uma cantiga do serrano que minha mãe Olívia sempre cantava. A idéia de aproveitar parte da letra –” do pinheiro nasceu a pinha, da pinha nasceu o pinhão “- foi aproveitar o folclore local e reverenciar minha mãe”.
Janaina: Como foi a aceitação do público com o lançamento do jingle?
Francisco: “O jingle foi aceito de imediato, após o lançamento todos gostavam e cantavam”.
Janaina: Como é ser autor de um símbolo de uma das maiores festas do estado?
Francisco: “É, em primeiro lugar, uma contribuição com a festa, por meio da peça publicitária principal de divulgação desse evento, o próprio jingle”.
Para finalizar, a primeira letra (1991) do jingle:
Do pinheiro nasceu a pinha,
da pinha nasceu o pinhão.
Do pinhão nasceu a festa,
a festa da tradição.
Nessa festa tem churrasco,
tem paçoca de pinhão.
Chimarrão bem cevado
e fandango de galpão.
Tem artistas no palco,
Sapecada da Canção.
Aceite o convite de Lages:
venha à Festa do Pinhão.
Janaina Debacker Nunes 2° ano 1 (filha do autor do jingle )
Nenhum comentário:
Postar um comentário