quinta-feira, 3 de março de 2011

Marcas de tecnologia - Como surgiram


Larry Page (e) e Sergei Brin (d) eram alunos da Univesidade de Stanford, nos EUA, quando criaram um projeto de biblioteca digital. Para isso, eles desenvolveram um algoritmo (conjunto de regras) chamado Pagerank -- ele atribui pesos numéricos distintos baseado na importância de um assunto, quanto maior for o número, melhor será o posicionamento de um termo na busca. A Universidade de Stanford foi a primeira a utilizar o sistema de busca criado pelos estudantes que, em 1998, se tornaria o Google, um serviço para pesquisa na internet.
Ok, e o que tem o nome Google com tudo isso? O nome Google vem do termo Gogol, que designa o número um com 100 zeros à frente dele. O nome representa a abrangência do mecanismo de busca. O Google desde sua constituição oficial como empresa, em 1998, adquiriu várias companhias de tecnologia, aumentando seu leque de serviços. Hoje o, até então mecanismo de busca, tem plataforma de e-mail (Gmail), suíte de escritório (Docs), rede social (Orkut), serviço de tradução (Translate), serviço de vídeo (YouTube) etc, etc, etc. 
O primeiro logotipo da Apple, desconhecido do grande público, tinha um estilo clássico, em preto e branco. O desenho mostra Isaac Newton lendo embaixo de uma árvore. O destaque da marca é a maçã que parece estar prestes a cair na cabeça de Newton -- a partir disso, o físico inglês descobriu a lei da gravidade. O primeiro slogan utilizado pela Apple era "Byte into an Apple", que era um trocadilho com a palavra Byte (usada para medir informações) e Bite (morder). Ao pé da letra, a tradução era algo como "Morda uma maçã".O logo foi pouco usado e substituído pela maçã mordida. Porém, a fruta era toda colorida, segundo algumas teorias que circulam pela internet, para mostrar que os computadores da marca tinham monitores de tela colorida. Na versão mais atual, o logo da empresa foi pintado com uma cor mais fria. Apesar dessas explicações, a Apple não confirma nenhuma versão e não comenta oficialmente sobre a origem do logotipo da empresa Reprodução/Edible Apple.


Antes de ser sinônimo da maior rede social do mundo com mais de 600 milhões de usuários, a palavra facebook designava apenas um "carômetro" com a imagem e nome das pessoas de uma turma de estudantes ou residência universitária. Com o objetivo de aproximar os estudantes de Harvard e facilitar a comunicação entre eles, Mark Zuckerberg (foto), Chris Hughes, Dustin Moskovitz e o brasileiro Eduardo Saverin criaram o Facebook em 2004. Inicialmente, o projeto era que a rede social ficasse restrita ao ambiente universitário. Porém, em pouco tempo, a rede foi se espalhando pelas principais instituições de ensino americanas até ser aberta para quem quisesse -- em uma época, apenas pessoas com e-mail de domínio ".edu" (estudantes) poderiam ter conta.


Criada em 1939 pelos colegas de classe da Universidade de Stanford, nos EUA, Bill Hewlett and Dave Packard, o primeiro equipamento criado pela HP (sigla do sobrenome dos dois fundadores) foi um oscilador de áudio, feito em uma garagem de Palo Alto, Califórnia (foto) -- atualmente, grandes empresas da área de computação e internet têm sede instalada nessa cidade. Os primeiros osciladores foram encomendados por Walt Disney para a produção do filme "Fantasia"
Em 1968, a empresa apresentou a primeira calculadora científica de mesa: a HP 9100A (foto). Apesar de ser uma calculadora, o produto muitas vezes foi chamado em propagandas de "computador pessoal". A máquina calculava logaritmos, fazia operações com vetores e até raiz quadrada. O custo do "computador" era US$ 4.900. Após as calculadoras, a HP passou a investir no desenvolvimento de impressoras e computadores pessoais. Nos últimos dez anos, a empresa adquiriu a Compaq (fabricante de PCs) e a Palm (fabricante de smartphones e PDAs).
 
Bill Gates (d) e Paul Allen (e), dois estudantes de Harvard, foram os criadores da Microsoft. O primeiro 'produto' da empresa foi uma versão da linguagem de programação Basic para computador pessoal. Porém, o grande trunfo da empresa foi mudar a forma de como as pessoas interagiam com o computador: eis que surge o Windows, um sistema gráfico todo baseado em janelas e com um preço acessível.
Apesar do sucesso inegável da Microsoft, há um episódio controverso na história da companhia sobre a origem da ideia de um sistema operacional baseado em janelas -- supostamente roubado da Apple (o filme "Piratas no Vale do Silício" aborda o assunto). 
Esse logo colorido, formado por quatro blocos distintos, caso você não tenha percebido, é uma janela. Exatamente o que significa o nome "Windows": janelas em inglês. O sistema levou esse nome, de acordo com a Microsoft, porque, ao utilizá-lo, o usuário abre e fecha janelas o tempo todo. Outra explicação comumente usada diz respeito a experiência clarificante do usuário ao utilizar o sistema, ou seja, uma janela para um outro mundo. Filosófico, não é? O logo mudou ao longo dos anos, mas a essência continua a mesma.

Chamado inicialmente de Twttr (sem vogais), a rede social nasceu para ser um serviço de compartilhamento de mensagens curtas (limitadas pelo tamanho de uma mensagem de texto de celular) com um pequeno grupo de pessoas. Jack Dorsey, junto com Biz Stone e Evan Willians, criou a rede social em 2006 
Chamado inicialmente de Twttr (sem vogais), a rede social nasceu para ser um serviço de compartilhamento de mensagens curtas (limitadas pelo tamanho de uma mensagem de texto de celular) com um pequeno grupo de pessoas. Jack Dorsey, junto com Biz Stone e Evan Willians, criou a rede social em 2006.
O símbolo do Twitter não é um pássaro à toa. A palavra que dá nome a rede social de microblog significa gorjear (canto dos passarinhos).
A baleia do Twitter -- que aparece quando a rede social está sobrecarregada -- foi criada pela artista chinesa Yiying, que havia postado a imagem no serviço iStockphoto. Os fundadores do Twitter, segundo o blog "Mashable", viram aquela imagem e concluíram que ela seria uma espécie de página de erro 404 (que aparece quando um serviço está indisponível), e que os pássaros tentando levantar a baleia mostrariam o esforço que eles estavam fazendo em restabelecer o serviço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário