ROTEIRO
Muitas das obras fantásticas são adaptadas para o cinema, a televisão ou até mesmo para o rádio. Quando há uma adaptação, é preciso que se elabore um roteiro. Nas áreas audiovisuais e especialmente no cinema, roteiro é um texto que conta a história a ser produzida, indicando as definições técnicas, como os planos, a sequência e até mesmo os cenários. Agora imagine um livro com centenas de páginas, sendo transformado, por exemplo, num roteiro que represente um filme de duas horas! Muitos elementos da obra original acabam sendo encurtados, ou até mesmo excluídos. Por causa disso, os mais dedicados fãs das histórias costumam reclamar muito dos roteiros, mas é preciso reconhecer que o trabalho de um roteirista que vai adaptar livros não deve ser o mais fácil do mundo.
(ro.tei.ro)
sm.
1. Cin. Rád. Telv. Texto desenvolvido a partir do argumento de um filme ou novela no qual se indicam os planos, sequências e cenas com respectivas rubricas técnicas, descrição de cenários, diálogos e sons de fundo.
2. Mar. Itinerário de viagem marítima com indicação de pontos e acidentes cujo conhecimento é fundamental para a viagem.
3. Tur. Itinerário de viagem, com descrição dos pontos de maior atração ou importância.
4. Tur. Publicação com mapas e texto indicando as ruas e logradouros de uma cidade.
5. Relação dos tópicos a serem abordados em sequência em um trabalho escrito ou exposto oralmente: Roteiro da dissertação; roteiro de uma conferência.
[F.: rota + -eiro.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário