Correio Lageano por Francielli Campiolo
Em Lages, há cursos gratuitos que estão com as inscrições abertas. Este ano, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) será mais uma porta de entrada para o jovem no mercado de trabalho. Subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira irão oferecer oito milhões de vagas aos brasileiros nos próximos quatro anos. Os cursos iniciam no dia 5 de março.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) irão oferecer os cursos do Pronatec. Eles são exclusivos para alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio da rede pública. No Senai, as vagas são para os cursos de Automação Industrial, Eletrotécnica e Informática para Internet.
Já no Senac, os cursos são de Frentista, Auxiliar de Higiene e Beleza Animal, Camareira, Atendente de Lanchonete, Auxiliar de Limpeza e Cuidado de Idoso. As aulas serão no período matutino ou vespertino três vezes por semana. Os interessados devem realizar a inscrição na sede da Gerência Regional de Educação (Gered).
Ainda para esse público do Ensino Médio, o Senac oferece os cursos técnicos em Administração, Vendas e Meio Ambiente sem custo. No Senai, há cursos de Aprendizagem Industrial também sem cobrança de mensalidade e as aulas iniciaram no dia 6 de fevereiro. Lá, há 1600 alunos matriculados em nove cursos técnicos, dois superiores, no Ensino Médio e Aprendizagem Industrial. Ainda há vagas para o superior em Tecnologia em Fabricação Mecânica.
Caroline Morche cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Senai e a tarde faz aprendizagem em Automação Industrial. Em 2011, ela fez o curso de Programador de Computador. No segundo curso de aprendizagem, Morche diz que ajudou a conhecer o mercado de trabalho, a competitividade e a prática. “Tenho mais chance do primeiro emprego. Já estou buscando o meu espaço”, explica a aluna.
O Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva, iniciou com os cursos técnicos e Ensino Médio Integrado nesta terça-feira (14). Todas as vagas estão preenchidas. Este ano diminuiu uma turma de Técnico em Enfermagem e incluiu mais um curso, em Saneamento Básico. A próxima seleção será em junho para as aulas iniciarem em agosto. O diretor, Aldo Spessato, afirma que 250 alunos fazem estágios remunerados.
Daiane dos Santos Corrêa e Emanuelle Lourenço Branco estão no segundo ano de Saneamento Básico. Elas fazem parte da primeira turma. Corrêa já fez estágio na Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e pretende cursar o Ensino Superior em Engenharia Sanitária.
“Hoje as empresas têm que trazer gente de fora para trabalhar aqui e nós seremos os primeiros formados”, diz Corrêa. Branco afirma que o curso é algo a mais na formação. “A gente tem oportunidade de seguir em Engenharia Agrônoma, Civil ou Sanitária”, explica a aluna.
Vagas no IFSC para cursos de qualificação
Até o dia 20 de fevereiro, as inscrições para os cursos de qualificação estão abertas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. O requisito é o Ensino Fundamental completo. São 20 vagas para Instalações Elétricas, Residenciais e Prediais, Matemática Comercial e Financeira, Pós Colheita de Frutas e Hortaliças, Desenho Industrial Básico 2D e 3D. Já para Noções Básicas em Cosmetologia são 25 vagas.
Os cursos têm duração de dois a três meses. O edital e as inscrições estão no site: ifsc.edu.br. Os cursos técnicos em Agroecologia, Biotecnologia e Informática serão oferecidos no segundo semestre. O edital deve sair em abril.
Ampliação do Senai - As obras de ampliação do Senai iniciam no próximo dia 23. Mais 1.200 metros de área serão construídos com salas de aula e laboratórios. A capacidade de atendimento será para cerca de mil alunos. A empregabilidade dos alunos é de 94% em Lages. O espaço deve ficar pronto em novembro e será ocupado em 2013. O diretor do Senai em Lages, Telmo Coelho, conta que houve mais procura pelos cursos neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário