quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os cursos gratuitos ampliam as chances de se conseguir um emprego

Correio Lageano por Francielli Campiolo

Em Lages, há cursos gratuitos que estão com as inscrições abertas. Este ano, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) será mais uma porta de entrada para o jovem no mercado de trabalho. Subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira irão oferecer oito milhões de vagas aos brasileiros nos próximos quatro anos. Os cursos iniciam no dia 5 de março.
  
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) irão oferecer os cursos do Pronatec. Eles são exclusivos para alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio da rede pública. No Senai, as vagas são para os cursos de Automação Industrial, Eletrotécnica e Informática para Internet.
  
Já no Senac, os cursos são de Frentista, Auxiliar de Higiene e Beleza Animal, Camareira, Atendente de Lanchonete, Auxiliar de Limpeza e Cuidado de Idoso. As aulas serão no período matutino ou vespertino três vezes por semana. Os interessados devem realizar a inscrição na sede da Gerência Regional de Educação (Gered).
  
Ainda para esse público do Ensino Médio, o Senac oferece os cursos técnicos em Administração, Vendas e Meio Ambiente sem custo. No Senai, há cursos de Aprendizagem Industrial também sem cobrança de mensalidade e as aulas iniciaram no dia 6 de fevereiro. Lá, há 1600 alunos matriculados em nove cursos técnicos, dois superiores, no Ensino Médio e Aprendizagem Industrial. Ainda há vagas para o superior em Tecnologia em Fabricação Mecânica.
  
Caroline Morche cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Senai e a tarde faz aprendizagem em Automação Industrial. Em 2011, ela fez o curso de Programador de Computador. No segundo curso de aprendizagem, Morche diz que ajudou a conhecer o mercado de trabalho, a competitividade e a prática. “Tenho mais chance do primeiro emprego. Já estou buscando o meu espaço”, explica a aluna.
  
O Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva, iniciou com os cursos técnicos e Ensino Médio Integrado nesta terça-feira (14). Todas as vagas estão preenchidas. Este ano diminuiu uma turma de Técnico em Enfermagem e incluiu mais um curso, em Saneamento Básico. A próxima seleção será em junho para as aulas iniciarem em agosto. O diretor, Aldo Spessato, afirma que 250 alunos fazem estágios remunerados.
  
Daiane dos Santos Corrêa e Emanuelle Lourenço Branco estão no segundo ano de Saneamento Básico. Elas fazem parte da primeira turma. Corrêa já fez estágio na Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e pretende cursar o Ensino Superior em Engenharia Sanitária.
  
“Hoje as empresas têm que trazer gente de fora para trabalhar aqui e nós seremos os primeiros formados”, diz Corrêa. Branco afirma que o curso é algo a mais na formação. “A gente tem oportunidade de seguir em Engenharia Agrônoma, Civil ou Sanitária”, explica a aluna.

Vagas no IFSC para cursos de qualificação


Até o dia 20 de fevereiro, as inscrições para os cursos de qualificação estão abertas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. O requisito é o Ensino Fundamental completo. São 20 vagas para Instalações Elétricas, Residenciais e Prediais, Matemática Comercial e Financeira, Pós Colheita de Frutas e Hortaliças, Desenho Industrial Básico 2D e 3D. Já para Noções Básicas em Cosmetologia são 25 vagas.
  
Os cursos têm duração de dois a três meses. O edital e as inscrições estão no site: ifsc.edu.br. Os cursos técnicos em Agroecologia, Biotecnologia e Informática serão oferecidos no segundo semestre. O edital deve sair em abril.
  
Ampliação do Senai - As obras de ampliação do Senai iniciam no próximo dia 23. Mais 1.200 metros de área serão construídos com salas de aula e laboratórios. A capacidade de atendimento será para cerca de mil alunos. A empregabilidade dos alunos é de 94% em Lages. O espaço deve ficar pronto em novembro e será ocupado em 2013. O diretor do Senai em Lages, Telmo Coelho, conta que houve mais procura pelos cursos neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário