Serra Catarinense,08/06/2012, Correio Lageano
A massa de ar polar que trouxe frio para os últimos dias está deixando o estado, mas antes de sair, trará frio extremo. Segundo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, várias cidades vão quebrar recordes defrio em junho durante esta madrugada. A Epagri emitiu um aviso meteorológico para um possível recorde de frio para esta sexta-feira (08).
As temperaturas podem chegar a casa de -8 ºC. Segundo a Climaterra, as temperaturas para esta sexta-feira podem chegar a marca de -13ºC. “Vai ser recorde em Urupema porque a estação é muito nova, mas ano passado já deveria estar uns 15 graus negativos”, diz Coutinho. “É realmente a cidade mais fria do Brasil, já São Joaquim é a maior cidade mais fria do Brasil”, brinca, citando a disputa entre os dois municípios para saber qual é o lugar mais gelado do país.
Na madrugada de quinta-feira, a temperatura chegou a -4,6 ºC em Urupema, onde a sensação térmica ficou entre -15ºC e -21ºC. No Morro da Igreja, em Urubici, o vento de 63km/h fez com que a sensação de temperaturas chegassem a -23ºC. Coutinho explica que ontem as 18h Urupema já estava com -2ºC. A geada se formou logo após escurecer. Em São Joaquim, o fenômeno já era registrado às 17h15min. “quinta foi o dia mais frio, sexta é o amanhecer mais frio do ano”.
Segundo informações da Epagri, a geada vai atingir praticamente todo o estado, com exceção do litoral norte. Em São Joaquim e Urupema a probabilidade de geada forte é quase de 100%.
A Climaterra alerta que existe risco de congelamento de água nos canos, principalmente em vales e baixadas.
Para quem vai viajar, o cuidado deve ser redobrado, já que existem chances de formação de gelo nas rodovias que ficam no entorno de São Joaquim. A Defesa Civil estadual emitiu um alerta por causa da onda de frio. O órgão orienta, no caso de se encontrar moradores de rua, ligar para 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário