sexta-feira, 10 de julho de 2009

A MENTIRA

A mentira foi o último tema discutido nas aulas de sociologia nos primeiros anos. A mentira está intrínseca nas relações sociais de tal forma que muitas vezes ela parece ser uma "verdade".
Veja os comentários que os alunos fizeram sobre esse tema.

Prof. Antônio Marcos

23 comentários:

Lype Duarte disse...

Nós achamos que podemos viver sem mentira, mas mentimos por coisas mínimas.
Existe a mentira institucional que sabemos que é mentira, mas de tanto conviver com ela já acreditamos que é verdade.
Achamos que não devemos mentir, porque podemos magoar as pessoas, e depois que elas descobrem a verdade ficam mais tristes ainda.
Alunos: Dayana Q.; Felype; Nelson e Thais
1° 03.

Anônimo disse...

Teste

Diego

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Mentira é a intenção de enganar o outro.
Devemos falar sempre a verdade mesmo que ela possa nos trazer alguns problemas.Aquela mentirinha nao faz mal com certeza nao é verdadeira pois quando mentimos sempre teremos problemas depois para contar a verdade

Gustavo,Lucas Marcon,Lucas Garcia, Carlos e Jeferson

Anônimo disse...

A mentira está presente nas nossas vidas, sendo ela intencional ou não, as pessoas sempre mentem umas para as outras com pretextos de ajudar, não magoar, se livrar de alguem, etc.
A mentira tornou-se tão banal, de modo que, nem liguamos em menitr, ou ouvir mentiras em alguns casos.
Apesar de a verdade ser a melhor forma de sermos honestos e conviver com as pessoas, as mentiras fazem parte do nosso dia-a-dia, sendo muitas vezes inevitável.

Alunos (as): Artur Rovaris e Bruna Goedert. 1º ano 1

Unknown disse...

A mentira muito usado hoje em dia para manipular só né!!!
FLW GALERA

Anônimo disse...

A mentira é um meio que as pessoas usam para se dar bem em certas situações, muitas vezes magoando as pessoas.A mentira é ruim, porém, sem ser usada em pequenas situações, sem ela em ninguem conseguiria viver.

(Cassiane Vilvert, Gabriela Rotta, Camila Ceccato - 1º01)

Anônimo disse...

a mentira se tornou tao comum nas nossas vidas, que nos habituamos a conviver com "mascaras" de nossa personalidade,que nos força a criar uma outra realidade, uma ultopia de nossa sociedade. essas mentira habituais fazem com que o nosso carater se desvie.
carolina meurer, andressa branco, deyvid, gabriel delfis.

Anônimo disse...

gostei muito do comentario sobre a mentira,todo mundo ja mentiu(nao tente negar, quem nunca mentiu que atire a primeira pedra!)seja, na escola, em casa ou em qualquer lugar;por questões sociais ou lógicas.Falar mentira é um mal muito comum em todos os ambientes e esferas da vida. Algumas pessoas dizem que certas mentiras são benignas, mas isto não é correto.Mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira.
Alunas:Daniele Hugen/Mª Helena Trento 1ºano 01

Anônimo disse...

As pessoas não vivem sem mentir...
Muitas vezes as pessoas falam mentiras para encobrir outra.

Alunos: Maycon Barboza e Lucas Oliveira. 1º01

Anônimo disse...

A mentira hoje em dia, é um meio muito usado para se dar bem.
Exemplos de Mentira:
Eu não sei de nada!(Lula)
Não fiz nenhuma plastíca no nariz!Foi tudo natural!(Michael Jackson)

Com esses e outros exemplos, alguns notaveis, outros não, o nosso mundo é composto.
Se você mentir, você se ferra, se não mentir também se ferra!

Lucas Pereira, Guilherme e Renato 1º 1

Anônimo disse...

Mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira.

(Alessandro,James,Felipe 1º01)

Anônimo disse...

Mentir significa “inventar” uma verdade que não existe, e não “relatar” a verdade como ela é. A mentira começa com a pessoa, a verdade é anterior a ela. Quando mentimos criamos uma realidade que não se baseia em nenhum outro fato, a não ser nossa própria criatividade, o que não é suficiente para sustentar o que foi dito, caso o assunto não se esgote rapidamente. O candidato a emprego que mente sobre sua experiência e qualificações será desmascarado pela inconsistência do currículo. E por aí vai. Fatos que demonstram o insustentável peso da mentira podem ser colhidos aos montes na história de vida de quase todas as pessoas – de adolescentes a presidente da república.

James,Alessandro e felipe 1º01

Unknown disse...

A mentira muitas veses sao descobertas,pois a mentira tem perna curta,a mentira nos deicha nervosos e apreensivos pois quem mente fica com sua conciencia suja e com medo que sua mentira seja descoberta quanto + vc mente mais vc vai mentir sua vida vai se transformando numa bola de NEVE e quando vc quer falar a verdade vc ja nao pode mais pois sua vida está rodiada por mentiras de seus amigos de seus familiares FLW Abraço Piazadinha!!!
Cleverson Tavares DE Oliveira 1Ano1

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A mentira é uma forma de manipular as pessoas.
Achamos que não devemos mentir, porque podemos magoar as pessoas, e depois que elas descobrem a verdade ficam mais tristes ainda.
A metira so gera problemas que la na frente vão nos prejudicar.A mentira é uma bola de neve um dia ela pode voltar contra nós.E não temos mais credibilida com as pessoas .....
Alunos:Amanda Matos, Amanda Melegari,Salvio e Lucas Felipe 1º01

Kelvin Martello e Vanessa de Azevedo Moraes 1º1 disse...

Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. “Mentir” é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um “mentiroso”.

Anônimo disse...

Dizemos que a mentira tem pernas curtas porque sabemos que ela não costuma ir muito longe. Cedo ou tarde, ela cambaleia, tropeça e acaba sendo alcançada pela verdade. Isso acontece por, pelo menos, dois motivos: primeiro, porque quando mentimos fazemos mais esforço do que quando dizemos a verdade, em função do dilema moral envolvido na questão, ainda que inconsciente. Segundo porque, quando precisa ser repetida, a mentira perde força, sendo contaminada por fragmentos da verdade ou por outra mentira, pois sua base não é a realidade, e sim a ficção.
Alunos: Mariellen Moura da Silva
Gabriel Moraes do Amaral 1º1

Anônimo disse...

Bom, ao meu ponto de vista as pessoas mentem porque gostariam de ter algo, ser alguém e, talvez seja difícil para ela ter(e ser) tudo o qual gotaria de ter ou ser.. Então essas pessoas acabam criando na imaginação uma história, aquilo qu realmente elas gostariam,então acabam mentindo para os outros e posteriormente para elas mesmas.


Welinton 6°2

Unknown disse...

acho q a mentira as veses e nessesaria aluna:ALINE BORGES 1ANO03

Geandria Corrêa disse...

Mentira é não acreditar que em meio a tantos problemas devastadoramente aterrorizantes saibamos enfrentar alguma situação sem mentir!

INCRÍVELMENTE VERDADE

Anônimo disse...

Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela.

Postar um comentário