quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CULTURA E MENTALIDADE

A temática atual discutida em sala de aula no 2º04 é a cultura como mentalidade. Foram discutidas algumas culturas presentes na sociedade atual: cultura do "Levar Vantagem" , "cultura do Fast Food", cultura do "Consumismo". Veja abaixo a análise que eles fizeram a respeito dessas culturas:

Bom, cultura de levar vantagem é vista varias vezes no decorrer do dia, pessoas tentando levar vantagem em cima dos próprios amigos, estranhos e as vezes até sobre seus pais. Levar vantagem seria como receber troco a mais e não devolver se apoderar de coisa que não é sua seria como um furto descarado que se comete a seus amigos e familiares sem nem um escrúpulo na cara limpa, ainda se fala dos políticos que roubam em Brasília ,mais fazem os mesmo em sua casa e o dia todo.
(Filipe Nunes,Lucas ,Matheus,Hebert)

A cultura FAST-FOOD (comida rápida) esta acabando com momentos prazerosos de uma alimentação adequada.Além de ser prejudicial a saúde as pessoas não se reúnem para jantarem em família,ou seja,os pais não tem mais tempo para seus filhos ,estão vivendo somente em razão do trabalho.A importância de uma alimentação saudável beneficia não somente o corpo mas como também ajuda-nos a nos manter “de boa” com a mente.
(Arisson,Roberta e Piscila)

Levar vantagem é ruim? Levar vantagem é algo antiético e às vezes ilegal PREJUDICAR outra pessoa obtendo um ganho por meio disso aí sim a tal vantagem passa a ser um problema, mais pura e tão somente “se da bem” não é ruim.“ Levar vantagem” é buscar aquilo que faz bem, “ prejudicar os outros” e buscar algo que faça mal aos outros.
(Bruna Boeno, Daynara Amâncio, Luciana Oliveira)

Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.
(MayconBryan, Leandro Barros, Gabriel Godoy, leandro Francisco, Eduardo abreu)

Consumismo é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.

Comentários

Amanda : Os brasileiros hoje em dia pensam em só consumir e não pensam nas consequencias , não pensam nem se tem dinheiro para poder comprar o que é tão desejado , consumir você pode achar que essa palavra traz algum bem mas é ao contrario prejudica sim sua vida e pode trazer algumas consequencias , na hora que você está consumindo não pensa que está sendo prejudicado então pense mais antes de fazer qualquer coisa isso vai estragar você aos poucos .

Francielle: no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca.

Lucimara: A sociedade capitalista da atualidade é marcada por uma necessidade intensa de consumo, seja por meio dos mercados internos, seja por meio dos mercados externos, já que um aumento do consumo, registra-se uma maior necessidade de produção, que para atender a esta demanda gera cada vez mais empregos, que aumentam a renda disponível na economia e que acaba sendo revertida para o próprio consumo. O excesso de todo este processo leva a uma intensificação da produção e consequente aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes não-renováveis

Para nós o Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea. A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido a propagandas na TV, devido a ser um produto de marca. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não rouba ou furta nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo. Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.
(Ketlin,Mirelle,Fernanda,Jovana)

Consumismo é o ato de comprar produtos de forma desenfreada.. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”. O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros. Causam ainda mais problemas emocionais, e finanaceiros, prejudicando ainda mais a pessoa ''doente'', as outras consequências são alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos e o distúrbio de gastar dinheiro, o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.
(Bianca Machado, Caroline Schaffer, Dayana Melegari)

Nenhum comentário:

Postar um comentário