quinta-feira, 31 de março de 2011

Obras no Aeroporto Regional continuam na primeira fase

Correia Pinto, 31/03/2011, Correio Lageano por Suzani Rovaris


As obras do Aeroporto Regional do Planalto Serrano em Correia Pinto ainda não saíram da primeira etapa que prevê a construção do terminal de passageiros, sistema de energização, caixa d’água e todo o serviço de telefonia e elétrico.

Segundo o prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster o comitê de pró-construção vai se reunir dentro de 15 dias para debater questões pendentes. Para ele, a questão mais precária está na parte elétrica. A empreiteira Pruma Engenharia e Construção trabalha no local com energia gerada a óleo diesel.

“Apesar disso a energia gerada a óleo diesel não interfere no desempenho das atividades de quem trabalha, além disso o custo é menor”, afirma o engenheiro da empresa, César Schwendler.

O prefeito explica que nada da parte elétrica foi instalado porque, segundo a Celesc, é necessário ter um estudo para determinar quanto de energia elétrica o aeroporto necessitará.

“Não adianta instalarmos a parte elétrica agora e daqui há dois ou três anos refazer tudo novamente . Nós entregamos o projeto do aeroporto e a Celesc ficou encarregada de fazer esse estudo. Acredito que essa parte já está sendo finalizada para começar a ser executada”.

Segundo o prefeito, o comitê também já entrou em contato com uma empresa de telefonia para a implantação da linha telefônica. “Foi enviado um e-mail pedindo orçamento para a empresa, porém ainda não recebemos nenhuma resposta”.

Ele explica ainda que está para sair o edital de licitação para as obras de acesso entre a BR-116 e o aeroporto. Segundo o engenheiro Ênio Spieker a previsão para a publicação deste edital é para metade deste ano.

Já o edital da Secretaria Estadual de Infraestrutura para a licitação dos equipamentos de segurança de vôo, segundo Forster, também está para ser publicado, provavelmente, no mês de maio deste ano.

Em relação aos seis postes previstos para serem retirados da cabeceira do aeroporto para a segurança dos vôos, o prefeito afirma que a Celesc prometeu que em dentro de seis meses a transferência estará concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário