terça-feira, 6 de setembro de 2011

Alunos administram miniempresa


Lages, 3 e 4/09/2011, Correio Lageano


Os alunos do 2° ano do Colégio Santa Rosa de Lima e da Escola Nossa Senhora do Rosário participaram do Programa Miniempresa da Organização Educacional sem fins lucrativos, Junior Achievement, dos Estados Unidos. Na ocasião, eles tiveram noções teóricas e práticas de como montar uma empresa.

Desde o dia 5 de abril, foram 15 encontros semanais. A iniciativa partiu da Junior Achievement que organiza projetos em várias escolas do Brasil. Em Lages, a organização reuniu voluntários (pessoas físicas e jurídicas) para aplicar os conhecimentos e investir na prática.

De acordo com a coordenadora de Projetos em Lages, Rúbia Regina Cossio, empresas como a Transul, NDDigital, Florestal Gateado de Campo Belo do Sul, Seara Cursos, Pádua Alimentos entre outras, entraram com a parte financeira. Os voluntários participaram com a aplicação do conhecimento e a Junior Achievement, com o material.

Rúbia explica que antes de iniciar o programa, os voluntários foram reunidos pela ONG para treinamento. Depois disso, foram abertas 30 vagas para as duas escolas de Lages. No Colégio Santa Rosa de Lima, iniciaram 28 alunos, mas só concluíram 14. Na Escola Nossa Senhora do Rosário, o quadro de alunos foi fechado, mas só concluíram cerca de 20.

O projeto iniciou com a parte teórica, pela qual os alunos puderam ter noção de planejamento estratégico de uma empresa, organização, tarefas, custos, lucros, funcionários, regras de conduta, jurisdição, entre outros aspectos relacionados à administração. Foram seis fases teóricas.

Após a teoria, cada escola montou uma empresa. Alunos do Rosário montaram uma ‘empresa’ de necessaire feminina, e do Santa Rosa, uma de puff de garrafa pet. As empresas tinham acionistas, pagavam impostos e visavam lucros, ou seja, os alunos eram verdadeiros administradores.

No final, os lucros foram divididos entre os administradores, as ações foram destinadas a seus respectivos acionistas e o valor dos impostos foram doados para entidades. O Colégio Santa Rosa resultou em R$ 988,00 em impostos que foram doados em bens para a Casa de Apoio Colibri e o Nossa Senhora do Rosário resultou em R$ 1.078,00, doados em bens para a Casa do Idoso.


Projeto possibilita emprego para alunos

Alguns dos alunos que participaram do Programa Miniempresa da Junior Achievement concluíram o projeto já empregados. Algumas das empresas mantenedoras viram o potencial administrativo de alguns deles e ofereceram chances para entrar no mercado de trabalho.

Para a professora da Escola Nossa Senhora do Rosário, Maria Lúcia Schweitzer, a experiência de abrir uma empresa foi uma oportunidade para os alunos anteciparem seus conhecimentos sobre o que o mercado de trabalho vive atualmente.

Já para o administrador do Colégio Santa Rosa, Leocir Oldra, o leque de oportunidades para a escolha de suas futuras profissões foi ampliado. “Eles tiveram noções reais de como comandar uma empresa, principalmente nos dias de hoje”, fala.

Para o aluno Gustavo Arruda Alves do Colégio Santa Rosa, o programa proporcionou noções deempreendedorismo e novas alternativas para o mercado, além de praticar o trabalho em grupo, ações de liderança e responsabilidade. Seu colega Iago Cassettari completa que aprender na prática é uma maneira eficaz de sentir o que os atuais administradores passam em suas empresas. “Vamos sair da sala de aula para o mundo que vamos enfrentar”, finaliza.

Fonte: http://www.clmais.com.br/informacao/24966/

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