Lages, 22/11/2011, Correio Lageano por Francielli Campiolo
Praça joão Costa - 1960 |
Há exatos 245 anos, Lages começava a ser formada. Pelo caminho que ligava Viamão a Sorocaba, os tropeiros faziam paradas longas na região da Serra Catarinense onde aconteciam as primeiras trocas comerciais. Para contar a história da cidade polo da região, o comércio é ponto chave.
Essa atividade sempre esteve ligada ao crescimento da cidade seja nas vendas do que se produzia aqui como feijão, milho e gado, como nas compras de produtos trazidos pelos tropeiros, sal, fumo e açúcar.
O mercado na praça
Num dia da semana, em geral no sábado, afluíam à praça das Cavalhadas, que depois passou a chamar-se “do mercado” e atual “Vidal Ramos Sênior”. Vendedores de cereais, verduras, carne de porco, charque, pinhão, melancia de vários pontos do Município. O que levou a Câmara de Vereadores, em 6 de fevereiro de 1878, a marcar os sábados para a realização das feiras, e logo a cuidar da construção de um edifício, o Mercado Público.
Além das pessoas do interior que chegavam aos sábados com mercadorias, alguns comerciantes locais alugavam banca com artigos do litoral. Um açougue funcionava todos os dias da semana.
Cerveja e vinho começaram a ser fabricados entre os anos de 1879 e 1883. Lages foi a quinta cidade catarinense a ter agência bancária, o Banco Nacional do Comércio, na rua 15 de novembro, atual Nereu Ramos, em 1918.
A riqueza a partir da madeira
Pode-se dizer que o Ciclo da Madeira na década de 1940, foi a época em que Lages produziu mais riqueza e era polo não só da Serra Catarinense como de toda Santa Catarina. A terra rica em araucária impulsionou a extração da madeira que se esgotou. Os investidores passaram a explorar outras regiões em que a matéria-prima ainda era forte e a riqueza não continuou a fazer parte do desenvolvimento de Lages. A partir da década de 1970 o setor madeireiro entrou em decadência, deixando para trás a época de ouro.
Veja a reportagem completa: http://www.clmais.com.br/informacao/27817
Nenhum comentário:
Postar um comentário