segunda-feira, 19 de março de 2012

Cavalgada divulga Coxilha Rica como um dos mais belos do Sul do Brasil

 
Correio Lageano por Adecir Moraes


Campos, rios, lagos, taipas, matas de araucárias e fazendas típicas inseridas no histórico Caminhos das Tropas foram alguns dos atrativos apreciados de perto por profissionais de imprensa de Lages e região, durante uma cavalgada no último final de semana na Coxilha Rica, um dos locais mais belos do Sul do Brasil. O evento reuniu cerca de 50 cavaleiros entre comunicadores e pessoas do grupo de apoio.

A Coxilha Rica é considerada um dos principais berços históricos e culturais de Lages. Vem, aos poucos, despertando-se para o turismo sustentável. Hoje, além dos turistas nacionais, a região vem recebendo visitantes de outros países, sobretudo da Europa. Só uma empresa contabilizou cerca de mil turistas nos últimos três anos.

A cavalgada começou no sábado cedo e terminou ontem por volta das 13 horas com um almoço festivo, na Fazenda Ferradura, cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. O percurso foi de aproximadamente 40 quilômetros. Um ônibus foi fretado para transportar os participantes.

O ponto de partida foi na fazenda Lua Cheia, perto da antiga BR-2. O grupo parou para almoçar na fazenda Rodeio Bonito, às margens do Rio Pelotinhas, 41 quilômetros distante de Lages, onde permaneceu durante a tarde e noite.

Ontem, cedo, saiu com destino à fazenda Ferradura, de propriedade de Benjamim Kuntze, o Tio Beja, na localidade de Cajuru, onde teve um almoço de confraternização entre os participantes. O encerramento contou com a apresentação artística do grupo Barbicacho Colorado. A chegada ocorreu por volta das 13 horas. Os cavaleiros ficaram em torno de 12 horas sobre o lombo do cavalo.

O jornalista Cidnei Luís Andreoli ficou encantado com o que viu. “Durante o trajeto presenciamos muita água, campos e planícies, além de construções centenárias que resgatam e remontam a história da região. Vimos também muito reflorestamento de pinus, que, lamentavelmente, vem substituindo as araucárias”, descreveu.

O secretário de Turismo, Geovani Broering, que também participou da cavalgada, explicou que objetivo foi aproximar a imprensa da Coxilha Rica, fazendo com que os profissionais registrem e contem o que viram. Ele classificou a região como próspera e forte.


Região atrai turistas europeus
  
Morador da região e empresário do ramo turístico, Tibério Bianchini puxou a cavalgada. Ele explicou que o evento teve como principal objetivo mostrar aos profissionais da imprensa o potencial turístico da Coxilha Rica.

“Temos aqui um paraíso, um mundo a descobrir, cheio de riquezas naturais, como matas dearaucárias, rios a nascentes com águas cristalinas. Por isso a importância de trazer a imprensa para cá, mostrar isto tudo, valorizando, divulgando este potencial”, observou.
Tibério é um dos maiores conhecedores da região. Aliás, é dele a empresa de turismo “Coxilha Rica”, que está trazendo para cá turistas de diversos países da Europa.



“Eu apanho os grupos no Aeroporto de Florianópolis, trago para cá e, com o apoio das fazendas, percorremos um roteiro para eles conheceram a região. A cada mês organizamos duas cavalgadas. Todos ficam encantados com o que veem”, finalizou.

Um comentário:

Fabio Paizani disse...

Gente estava realmente demorando mostrarem a maior riquesa de Lages que são os campos da Coxilha Rica, os estrageiros e pessoas de fora conhecem mais a coxilha rica que muito lageano. Espero que esta cavalgada realmente seja bem divulgada. Eu que já conheço a coxilha e tive o privilegio de estar nesta cavalgada (até na foto ai de cima, kkkkk) fiquei ainda mais surpreso com as belezas naturais da Coxilha Rica.
Parabens por ajudarem a divulgar a cavalgada que retrata oq ue Lages tem de melhor para oferecer no turismo rural.

Postar um comentário