O retrato do jovem empreendedor no Brasil foi mapeado pela Endeavor, organização multinacional sem fins lucrativos, que promove o empreendedorismo. A pesquisa realizada pela entidade demonstra que dois terços dos estudantes da região Sul já possuem negócio próprio ou gostariam de ter a sua própria empresa no futuro.
O percentual sulista está um ponto acima da média nacional. Cerca de 52% dos estudantes da região responderam sim quando questionados “se pensavam em se tornar empreendedores”, comparando com 48% dos estudantes de todo o país. Mais de 58% dos jovens estudantes foram identificados como potenciais empreendedores nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A média também está acima da nacional, que é de 57%.
Os jovens do Sul, além disso, estão entre os que buscam melhor preparação. Cerca de 29% dos potenciais empreendedores passaram por algum curso de preparação no país e, no Sul, esse número sobe cinco pontos percentuais.
Para o gerente da Endeavor no Paraná, Leonardo Frade, essa pesquisa revela o imenso potencial da região na promoção de novos empreendedores. “A região Sul tem um enorme potencial para formar novos negócios com uma perspectiva de alto impacto. O jovem tem consigo aquele ímpeto revolucionário, de querer mudar o mundo.
Nos negócios isso se traduz em ousadia para inovar e na capacidade de sonhar grande, criando empresas que poderão quebrar paradigmas de mercado”, comenta. Acreditando nisso, a Endeavor investe em iniciativas ligadas à área educacional, como a Semana Global do Empreendedorismo e o programa Bota pra Fazer, levando conhecimento especialmente para estes jovens empreendedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário