terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA COM A JORNALISTA DO CORREIO LAGEANO EDINARA KLEY




A jornalista do Correio Lageano Edinara kley aceitou gentilmente o convite para explicitar sobre os temas: Vocação e a Busca pela Realização Profissional. Veja abaixo a entrevista.

P.A.M :
Edinara, eu vi algumas matérias suas no jornal e percebi muitas qualidades, entre elas posso citar: texto bem sintetizado e empolgante. Isso é reflexo de uma profissional que trabalha por vocação?

Edinara:
Acredito que vocação é muito importante, o primeiro indício de uma carreira de sucesso. Mas, além disso, é necessário estudo, capacitação e muita dedicação naquilo que se faz. Só vocação não faz um bom profissional, seja de qualquer área.
No jornalismo impresso, isso é ainda mais evidente. Para cativar o leitor, em uma época em que a leitura concorre com diversas outras mídias instantâneas, como a internet, o rádio e TV, o repórter, precisa muito mais do que apenas transcrever respostas. Precisa se envolver com o entrevistado e passar isso ao leitor, com clareza e criatividade.

P.A.M :
Quando surgiu o interesse pelo jornalismo?

Edinara:
O interesse surgiu ainda na escola, no terceiro ano, percebi que tinha certa facilidade para me comunicar, além de gostar de escrita e leitura, de mídia de uma forma geral. Então me informei sobre vários cursos na área da comunicação. Cheguei a cursar um semestre de Publicidade e Propaganda, foi quando percebi que o Jornalismo era o que realmente buscava. Nem sempre a primeira escolha é a certa.

P.A. M :
O que você aconselha aos alunos que almejam ter sucesso na vida profissional?

Edinara:
Que só temos certeza daquilo que queremos, quando tentamos. Hoje há muita informação sobre cursos técnicos e de graduação, é possível saber sobre as disciplinas e as diferentes áreas de atuação com antecedência. Mas dúvidas são normais e positivas, nos fazem refletir sobre as mais diferentes possibilidades, assim, há menos chances de errar na escolha.


P.A.M :
Muitos jovens buscam uma profissão só pelo status e retorno finaceiro. Qual sua opinião sobre isso?

Edinara:
Acho que hoje, com a facilidade do jovem, de qualquer classe social, ingressar na universidade, não existe mais o mito de profissões de status. Se a pessoa não tiver vocação e pensar somente no status, será um péssimo profissional, como muitos que atuam no mercado atual.

P.A.M :
Qual sua opinião sobre a internet na escola?

Edinara:
Acho que hoje os alunos têm mais oportunidades de estudo. Na minha época escolar não havia tanto acesso a leitura nem tantos métodos de aprendizagem. Para se fazer um trabalho de pesquisa, por exemplo, a biblioteca pública era a única alternativa. Hoje a internet facilitou bastante, e se usada de forma correta pode ser uma grande aliada a educação.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bem a minha opnião

Como diz um trecho de uma musica do charlie brown jr que diz "So é feliz quem sabe o que quer" acho que o sucesso profissional vem se faazendo aquilo que se gosta, e hoje em dia temos varias formas de descobrir do que realmente gostamos, existem varios cursos e estagios que nos mostram se estamos realmente fazendo o que gostamos e se vamos ter sucesso naquilo

Marco Bittelbrunn
3º 02

Anônimo disse...

Muito legal a entrevista...
Ela esta certa quando diz nao basta ter vocaçao é preciso se aprimorar,estudar e correr atras de seus objetivos...!!
Hoje em dia com mercado de trabalho tao competitivo é preciso se aprimorar bastante e saber bem o que se quer!!!

Janaína Branco
3° 02

WesleXSh4 disse...

Olha, na minha opinião (e baseado nas palavras de um homem muito sabio) nao devemos fazer APENAS o que gostamos, mas aprender a "Gostar do que fazemos" e essa é a diferença.
.
Dificilmente sabemos o que queremos sem antes experimentar, por exemplo, eu vou fazer faculdade de Artes Visuais, desenho e teatro estão no meu sangue, mas sabe-se lá se será realmente isso que eu queria...
.
Apesar dos apesares eu tenho que aprender a Gostar do que Faço.
.
Outro exemplo, conheço uma garota que fez uma semana demanutenção de computadores, depois desistiu, e faz 6 meses de auxiliar de dentista, ainda sim desistiu para fazer publicidade. Enquanto ela nao aprender a gostar do que escolheu, nunca vai escolher o que gosta!
.
Wesley - 3º02

WesleXSh4 disse...

Olha, na minha opinião (e baseado nas palavras de um homem muito sabio) nao devemos fazer APENAS o que gostamos, mas aprender a "Gostar do que fazemos" e essa é a diferença.
.
Dificilmente sabemos o que queremos sem antes experimentar, por exemplo, eu vou fazer faculdade de Artes Visuais, desenho e teatro estão no meu sangue, mas sabe-se lá se será realmente isso que eu queria...
.
Apesar dos apesares eu tenho que aprender a Gostar do que Faço.
.
Outro exemplo, conheço uma garota que fez uma semana demanutenção de computadores, depois desistiu, e faz 6 meses de auxiliar de dentista, ainda sim desistiu para fazer publicidade. Enquanto ela nao aprender a gostar do que escolheu, nunca vai escolher o que gosta!
.
Wesley - 3º02

24 Fevereiro, 2010

Anônimo disse...

A entrevista foi otima para mostrar principalmente para nossos pais sobre as duvidas q temos em questão de seguir uma profissão,pois eles ficam precionando se vc ja escolheu.
Pra ajudar a gente nas escolha tem o teste vocacional ,mais eu fiz e acabei ficando ainda mais com duvidas.
suyane 3*2

Anônimo disse...

Acho que a gente tem que gostar muito da profissão e não ir atrás do estado financeiro dela. Tenho vários cursos que desejo fazer mais ainda não sei qual.Penso em psicologia porque gosto de da conselho e investigar sobre a vida das pessoas.Pq so é feliz quem sabe o que quer como diz o Marcos.

Gabriela 3º02

Anônimo disse...

Sempre devemos ter várias visões nessa área
se não der em uma da em outra. Nunca vamos saber se e bom mesmo para trabalhar a vida toda se tentar. Devemos se desenvolver em várias áreas. As pessoas foram ensinadas a trabalhar como maquinas cada uma deve fazer uma coisa só específica, mas o mundo mudou só sobrevive quem sabe fazer quase tudo. Os esforçados com diploma.

Larissa Ribeiro 3°02

Anônimo disse...

Bom foi que nem a Edinara falou e eu concordo plenamente com ela que se nós não fizermos aquilo que gostamos realmente não iremos se realizarmos como profissionais seja em qualquer área de atuação que desejarmos seguir,não importa o quanto vamos ganhar e sim realmente o prazer de fazer o que gostamos no nosso dia-dia,e claro pesquisarmos mais sobre as profissões que estão ai expostas para escolhermos e sabermos escolher corretamente,porque quando a gente quer não tem nada que nos impeça é só querer e muito.
Evelyn Agostini 3 02

Anônimo disse...

Bom foi como a Edinara falou temos que fazer o que realmente gostamos de verdade,não importa o quanto iremos ganhar e sim a experiência de fazer algo que temos vontade.E para que isso aconteça basta cada um de nós querer e ter muita força de vontade o resto passamos por cima e iremos se satisfazer profissionalmente.Por isso devemos pesquisar na internet,nas universidades para ver qual profissão realmente queremos seguir para não nos enganarmos e depois termos um tempo perdido por não fazer aquilo que se gosta realmente.

Evelyn Agostini 3°02

Anônimo disse...

Aham' concordo com ela devemos fazer oque gostamos...e no que teem futuroo
Não sei oque eu quero fazer ainda. mais vou seguir o conselho dela e prestar atenção na minha volta e ver o que me agrada :D


samanta 3º2

Postar um comentário