segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Hoje é dia da santa padroeira de Lages


Hoje, dia 15 de agosto, é dia de Nossa Senhora dos Prazeres, a padroeira de Lages e da Diocese da Catedral. Por isso é feriado em Lages.


Durante toda esta segunda-feira, uma programação com orações será realizada com a participação dos fiéis.

As homenagens à santa iniciaram-se em julho com uma réplica da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres percorrendo as oito paróquias da cidade. No no passado, a imagem original ficava nas paróquias, mas para preservá-la, uma réplica foi feita para que a original não saia a Catedral Diocesana.

O feriado é reservado para um dia de fé e adoração com atividades que começam a partir das 8 horas. À tarde, as celebrações continuam com confissões e missa destinada aos enfermos.

O encerramento das orações será às 19 horas, com a missa da coroação de Nossa Senhora dos Prazeres. Este é um dos momentos mais aguardados e que deve receber um grande número de fiéis. “A coroação é feita pelas crianças. É um momento muito lindo”, disse Suely Terezinha Wolff, que trabalha há mais de 20 anos na paróquia.

A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres está na Catedral de Lages desde o ano de 1799, após testamento deixado pelo português Manoel de Leiria, onde deixou sua doação para a capela.

A igreja em homenagem à santa foi projetada pelo padre alemão Frei Egydio Lother, sua construção iniciou-se em julho de 1912 e foi inaugurada no Natal de 1921.

No início, foi chamada de Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, passou a ser Catedral em 18 de outubro de 1929, (Matriz de Lages), quando D. Daniel Hostin tornou-se o primeiro Bispo Diocesano.


Programação na Catedral

7 horas Alvorada Festiva – Angelus – Santo Rosário
8 horas Santa Missa
9 horas Tertúlia Mariana
10 horas Santa Missa Solene
14h30min Preparação para a confissão
15 horas Adoração ao Santíssimo com confissões
16 horas Celebração da Unção dos Enfermos
19 horas Coroação de Maria

Fonte: http://www.clmais.com.br/informacao/24136

Nenhum comentário:

Postar um comentário