quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Precariedade em nossa escola.

Dentre várias escolas, o Rosário é considerada uma das instituições de ensino que possue uma das melhores estruturas para receber um grande número de alunos. O que muitos não sabem é que existem muitas precariedades dentro desta grande estrutura.

Um dos problemas que podemos citar são os banheiros encontrados na área esquerda (parte nova da escola), pois apresentaram problemas de encanamento impossibilitando a utilização dos mesmos. A elétrica de nossa escola é inadequada para sua operação total, onde muitas vezes ao ligarem dois fornos elétricos em simultâneo na cozinha, a energia cai. Passamos por uma situação de curto circuito em nosso anfiteatro poucos dias antes do Show de Talentos 2011.

Outros grandes problemas acontecem em dias de chuvas, onde no hall de entrada os ralos de escoamento da água estão praticamente entupidos, empossando uma grande quantidade de água e dificultando a entrada dos alunos, fazendo com que todo o piso da escola fique ainda mais úmido, apresentando outro problema que trás riscos para todos que circulam pela instituição. A rampa central que dá acesso ao piso superior é totalmente escorregadia, e as lixas aplicadas ao piso, as quais a maioria já soltaram, não impedem que pessoas caiam e se machuquem.

Uma grande reclamação dos alunos da escola também é a quadra de esportes, alguns alegam que o piso não é adequado para a prática de esportes. Nossa escola é digna de um ginásio que realmente traga melhores condições para o esporte. 

Pedimos aos nossos governantes que nos deem apenas o necessário para manter a segurança dentro desta e outras escolas.


Iniciam-se as homenagens cívicas na Semana da Pátria


Com o hasteamento das bandeiras de Lages, de Santa Catarina e do Brasil, inicia-se na manhã desta quinta-feira, às 9 horas, na Praça João Costa, as homenagens cívicas e desfiles da Semana da Pátria. Já às 14 horas, acontece o desfile das escolas no bairro Copacabana, na rua São Joaquim.


O planejamento e organização da Semana foram coordenados pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o 10 BEC, polícia militar, Gered, Núcleo das escolas particulares da Acil e o Distrito de Escoteiros do Planalto. “Fomos buscar parcerias porque o custo do evento estava somente com a prefeitura. A madeira para a construção dos palanques foi doada pela polícia ambiental, o que já diminui as despesas”, destaca a secretária de Educação Sirlei Rodrigues.


No dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, o desfile acontece na avenida Duque de Caxias, a partir das 9 horas. Cada escola terá cerca de 15 minutos para se apresentar até o primeiro palanque e o número de componentes foi reduzido para que elas tenham mais visibilidade. Serão 50 componentes, mais a fanfarra e o corpo coreográfico, para as instituições não há limite de pessoas. Também serão instalados banheiros ecológicos ao longo da Duque. O término do desfile deve acontecer por volta das 11 horas da manhã.


“Queremos que a Semana da Pátria seja uma grande comemoração e que os alunos que participam das atividades e dos desfiles não se sintam obrigados e sim motivados a participar. E com os desfiles nos bairros queremos aproximar mais a comunidade que não pode comparecer no desfile oficial”, conclui Sirlei Rodrigues.


Agenda dos desfiles


01/09 – 14h Quinta-feira: Rua São Joaquim

03/09 – 10h Sábado: Avenida 31 de Março

03/09 – 14h Sábado: Av. Luís de Camões

07/09 – 09h Quarta-feira: Av. Duque de Caxias



Vem mais por aí...

[Rosário+08+10+09+(155).JPG]
O Show de Talentos 2011 que aconteceu nesse último sábado (27/08) mostrou a grandeza dos talentos da escola. Agora esses talentos terão mais duas oportunidades de mostrar o que sabem. Como em anos anteriores teremos ainda o Festival de Dança e a Mostra de Teatros.

Será o VII Festival de Dança, que promete ser mais um grande evento. O festival tem data prevista para o dia 05 de novembro, sábado.

O outro evento que também promete encantar o público é a Mostra de Teatros 2011, que acontecerá dia 07 de dezembro, quarta-feira. O diferencial da mostra é que acontecerá em dia letivo, e apenas assistirão às apresentações as turmas que tiverem membros participantes em alguma peça de teatro.

Vai se preparando, porque seu talento merece ser mostrado.



Abertura do VI Festival de Dança, 2010:



terça-feira, 30 de agosto de 2011

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alunos do Rosário exibem seus talentos


No último final de semana, a comunidade da Escola de educação Básica Nossa Senhora do Rosário, em Lages, reuniu-se para mais uma apresentação do Show de calouros. Foram 31 apresentações, que envolveram mais de 120 alunos.


Com o tema Diversidade, aconteceram apresentações de rock a sertanejo; danças, cantores solo de guitarra e até sanfona, stand-up, entre outros. “O Show de Talentos serve para despertar os artistas que muitas vezes ficam escondidos na sala de aula. Não apenas aqueles que cantam, dançam, mas também os artistas plásticos, que puderam ver seus trabalhos expostos”, contaram os professores.


A novidade, este ano, foi a tecnologia, que permitiu que tudo fosse visto por meio de telões e também pelo blog, com transmissões ao vivo.


fonte:http://www.clmais.com.br

domingo, 28 de agosto de 2011


O show do Show de Talentos 2011

Aconteceu neste sábado (27) mais uma edição do Show de Talentos da E.E.B Nossa Senhora do Rosário. O público diversificado foi chegando aos poucos e se acomodando. As 14h15min aproximadamente a narração dava início ao grande espetáculo. Logo após, os discursos, e em seguida a abertura oficial que começou com a aluna Larissa Albino que com um toque de mágica do saiu do vídeo e foi para o palco se apresentar.


Apresentações

Foram exatamente 31 apresentações, cada uma com sua originalidade, estilo e gosto. Como o tema era Diversidade, isso não faltou, vimos desde Rock a Sertanejo. Foram bandas, danças, cantores solos, sorteios, stand-up, entre outros.

A mensagem certamente foi passada, pois o público presente soube respeitar o estilo de cada um.

O impressionante foi ver a qualidade das apresentações deste ano. O Show de Talentos serve para despertar os artistas que muitas vezes ficam escondidos na sala de aula. Não apenas aqueles que cantam, dançam, mas também os artistas plásticos, que puderam ver seus trabalhos expostos.


O Show de Talentos não se resume apenas nas apresentações, mas também é levado à sala de aula, onde é feito discuções e trabalhos.


No final o show ficou por conta da fanfarra do Rosário e das balisas que deram um show de musica e coreografia.



Tecnologia presente

Esse ano o que não faltou foi tecnologia para passar ao publico a melhor visão do show. Foram dois telões com data show, onde num deles era possível ver tudo o que se passava no palco, duas câmeras fotográficas, três filmadoras, três computadores e o diferencial uma webcam que transmitia tudo ao vivo pelo blog.


Transmissão ao vivo pelo blog

O pessoal do Democracia Juvenil, Imprensa Rosário e DJ Produções, ofereceram um presente para os internautas. Quem não pode ir ao show não ficou triste pois pode ver todo ele ao vivo aqui pelo blog.

 Foram 4 horas e meia de transmissão, com um estúdio improvisado onde tivemos entrevistas e comentários.

Foram dias de estudos para levar até você em tempo real o que se passava no palco, de qualquer lugar do mundo era possível assistir ao Show de Talentos.

A audiência se manteve pela tarde toda uma audiência em média de 26 pessoas assistindo, pode parecer pouco, mas se analisado foi acima do esperado.


Confira a abertura:




sábado, 27 de agosto de 2011

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Não perca... 27/08


Repasse de som: a partir das 8 horas e 30 minutos

Comissão Organizadora: a partir das 13 horas e 30 minutos

Início do Show de Talentos 2011: a partir das 14 horas


Haverá sorteio de brindes para o público.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Show de Talentos Ao Vivo pelo Blog

Não perca a transmição ao vivo do Show de Talentos 2011 aqui no Blog do Rosário! É dia 27/08 a partir das 14h00h.
Avise seus pais, amigos, parentes...

É uma oportunidade para quem não pode ir, se sentir no show.


É possível também acompanhar a transmição pelo seu celular, é só acessar o blog e se divertir.


Realização: Grêmio Estudantil Democracia Juvenil, Imprensa Rosário e DJ Produções



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Atenção

Você que vai participar do Show de Talentos, nesta quarta-feira 24/08, Reunião geral.
Mas preste atenção, todas as apresentações terão que ter um representante na reunião, caso contrário a equipe não se apresentará.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bullying - 8



Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que uma deficiência em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser particulares fatores de risco. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do assédio escolar, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies (ou bulidores) sofram de qualquer déficit de autoestima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a autoimagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas.

É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do assédio escolar durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta".
O assédio escolar não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o assédio escolar frequentemente funciona por meio de abuso psicológico ou verbal.
Os bullies sempre existiram mas eram (e ainda são) chamados em português de rufias, esfola-caras, brigões, acossadores, cabriões, avassaladores, valentões e verdugos.
Os valentões costumam ser hostis, intolerantes e usar a força para resolver seus problemas. Porém, eles também frequentemente foram vítimas de violência, maus-tratos, vulnerabilidade genética, falência escolar e experiências traumáticas. Comportamentos auto-destrutivos como consumo de álcool e drogas e correr riscos desnecessários são vistos com mais frequência entre os autores de bullying.
Quanto mais sofrem com violência e abusos, mais provável é deles repetirem esses comportamentos em sua vida diária e negligenciarem seu próprio bem estar.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ano letivo pode acabar em janeiro


Lages, 16/08/2011, Correio Lageano

O governador Raimundo Colombo, os secretários regionais e gerentes da educação do Estado, estão desde esta segunda participando de uma reunião para discutir o andamento de leis e questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino catarinense. O encontro termina nesta terça-feira e está sendo realizado na Pousada Rural do Sesc, em Lages.

Colombo debateu com os secretários de desenvolvimento regional, a Lei Complementar nº 381, de 7 de maio de 2007, que dispõe sobre o modelo de gestão e a estrutura organizacional da administração pública estadual, e a alteração da Lei nº 534, de 20 de abril de 2011, a chamada minirreforma.


Com o secretário estadual da educação, Marco Tebaldi, e diretores da Secretaria de Educação, a reunião abordou temas, como o calendário escolar; planejamento e organização; reestruturação das tecnologias de informação e comunicação na educação; infraestrutura escolar e gestão de pessoas.


Foi lançado o programa Ensino Médio Integral desenvolvido pela Secretaria de Educação. “Queremos avançar nessa questão, estamos fazendo vários estudos para implantar o ensino integral e melhorar o ensino do nosso Estado. Todos os países que implantaram este ensino, tiveram um desenvolvimento significativo”, comenta.

O secretário estadual da educação, Marco Tebaldi, afirma que a partir do ano que vem, pelo menos 20 escolas catarinenses irão aplicar o ensino médio integral. “Queremos até o final do mandato aplicar este tipo de ensino em no mínimo, 80% das escolas catarinenses. Nas escolas que estamos construindo, já estamos fazendo a estrutura de acordo com um ensino integral”, ressalta.

Tebaldi explica que além do ensino integral, o governo quer aplicar o ensino médio técnico profissionalizante. “Com este programa vamos preparar os jovens para a vida, para o mercado de trabalho, para o vestibular. Enfim, para aquilo que tiverem vocação”, garante.

Tebaldi diz que a princípio não serão contratados muitos professores para aplicação do ensino médio integral. “Uma parte do ensino fundamental será municipalizado, então estes professores que também são habilitados para o ensino médio, serão aproveitados neste novo projeto”, conclui.

Nesta terça-feira, a reunião abordará o combate ao analfabetismo no Estado e a reposição das aulas perdidas durante a greve estadual dos professores. “O Estado tem o segundo melhor índice nacional e, juntos, vamos colocá-lo na primeira posição”, diz a diretora de educação básica, Gilda Mara Marcondes Penha.

Sobre a reposição das aulas, a diretora comenta que talvez em torno de 20% das escolas, terão que terminar o ano letivo na primeira semana de janeiro. Vamos conversar com os gerentes de educação para ver a melhor forma, mas garantimos que 80% das escolas terminam as aulas dia 30 de dezembro”, finaliza.

Fonte: http://www.clmais.com.br/informacao/24155

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Hoje é dia da santa padroeira de Lages


Hoje, dia 15 de agosto, é dia de Nossa Senhora dos Prazeres, a padroeira de Lages e da Diocese da Catedral. Por isso é feriado em Lages.


Durante toda esta segunda-feira, uma programação com orações será realizada com a participação dos fiéis.

As homenagens à santa iniciaram-se em julho com uma réplica da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres percorrendo as oito paróquias da cidade. No no passado, a imagem original ficava nas paróquias, mas para preservá-la, uma réplica foi feita para que a original não saia a Catedral Diocesana.

O feriado é reservado para um dia de fé e adoração com atividades que começam a partir das 8 horas. À tarde, as celebrações continuam com confissões e missa destinada aos enfermos.

O encerramento das orações será às 19 horas, com a missa da coroação de Nossa Senhora dos Prazeres. Este é um dos momentos mais aguardados e que deve receber um grande número de fiéis. “A coroação é feita pelas crianças. É um momento muito lindo”, disse Suely Terezinha Wolff, que trabalha há mais de 20 anos na paróquia.

A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres está na Catedral de Lages desde o ano de 1799, após testamento deixado pelo português Manoel de Leiria, onde deixou sua doação para a capela.

A igreja em homenagem à santa foi projetada pelo padre alemão Frei Egydio Lother, sua construção iniciou-se em julho de 1912 e foi inaugurada no Natal de 1921.

No início, foi chamada de Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, passou a ser Catedral em 18 de outubro de 1929, (Matriz de Lages), quando D. Daniel Hostin tornou-se o primeiro Bispo Diocesano.


Programação na Catedral

7 horas Alvorada Festiva – Angelus – Santo Rosário
8 horas Santa Missa
9 horas Tertúlia Mariana
10 horas Santa Missa Solene
14h30min Preparação para a confissão
15 horas Adoração ao Santíssimo com confissões
16 horas Celebração da Unção dos Enfermos
19 horas Coroação de Maria

Fonte: http://www.clmais.com.br/informacao/24136

quinta-feira, 11 de agosto de 2011



Bullying - 7


QUAIS OS TIPOS DE BULLYING?

  • Verbal: chamar nomes, ser sarcástico, lançar calúnias ou gozar com alguma característica particular do outro (“gordo”, “caixa de óculos”,…).
  • Físico: puxar, pontapear, bater, beliscar ou outro tipo de violência física.
  • Emocional: excluir, atormentar, ameaçar, manipular, amedrontar, chantagear, ridicularizar, ignorar.
  • Racista: toda a ofensa que resulte da cor da pele, de diferenças culturais, étnicas ou religiosas.
  • Cyberbullying: utilizar tecnologias de informação e comunicação (internet ou telemóvel) para hostilizar, deliberada e repetidamente, uma pessoa, com o intuito de a magoar.

Dia do Estudante


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Jornalista da Globo atende o celular em matéria ao vivo.

Bullying - 6 - Uma nova prática

Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar alguém. Como tem se tornado mais comum na sociedade, especialmente entre os jovens. Atualmente legislações e campanhas de sensibilização têm surgido para combatê-lo.

cyberbullying tem sido definido como "quando a Internet, telefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa."

O "cyberbullying" pode ser tão simples como continuar a enviar e-mail para alguém que já disse que não querem mais contato com o remetente, ou então pode incluir também ameaças, comentários sexuais, rótulos pejorativos, discurso de ódio, tornar as vítimas alvo de ridicularização em fóruns ou postar declarações falsas com o objetivo de humilhar.




Sugestão: PortalBullying.com

domingo, 7 de agosto de 2011

Bullying - 5

Vídeo do Projeto "Na Contra Mão" - Democracia Juvenil - 05/2011


A maldição...

 Pônei maldito, Pônei maldito, 
Venha com a gente atolar.
Odeio barro, odeio lama.
(Que nojinho) 
Não vou sair do lugar.

"Te Quiero."

De onde saiu essa música irritante que não conseguimos tirar da cabeça???

 Esse é um jingle criado pela Nissan do Brasil em uma de suas campanhas para a picape Frontier.

O que representa?

Os "pôneis malditos" representam os componentes dos motores de outras picapes concorrentes.


A trilha sonora é cantada pelos pôneis, que convidam o público a atolar na lama com eles. O viral ficou

 conhecido como "pônei maldito", já que no final da exibição um pônei rosa se transforma e afirma que se o

 vídeo não for compartilhado imediatamente para 10 pessoas, o usuário será amaldiçoado.


Pônei maldito, Pônei maldito,
lá lá lá lá lá lá lá.
Pônei maldito, Pônei maldito,
lá lá lá lá lá lá lá.


Blog do Rosário

sábado, 6 de agosto de 2011

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Carentes, fãs de “Harry Potter” anseiam pelo site “Pottermore”

Na terça-feira (02), Letícia Borges, de 19 anos, acordou às 5h da manhã. O objetivo? Ser parte do primeiro milhão de pessoas que terá acesso a uma versão de testes de “Pottermore”, site criado pela escritora J. K. Rowling que promete manter acesa chama da milionária saga “Harry Potter”. “Para a gente que é fã, acabar uma saga é muito triste. O site é uma luz no fim do túnel”, conta Letícia antes de completar: “todas as férias a gente falava ‘no ano que vem tem mais um filme, não precisa se desesperar’. O problema é que agora não tem mais!”.
Desde o último domingo (31), foi lançado na página, ainda inacabada, um jogo: a cada dia, até sábado (07), será lançado um novo desafio, referente a um dos livros da série e os primeiros a responderem corretamente terão acesso ao conteúdo do site por, aproximadamente, um mês antes do lançamento oficial.
“É uma sensação de euforia o tempo todo”, explica Letícia, que conseguiu se cadastrar e anseia pela hora de ver seu nome no livro dos mágicos: “espero, de verdade, que tenha o chapéu seletor para eu poder fazer parte da Grifinória”
A estudante de arquitetura Marina Leuzzi, de 19 anos, conseguiu se cadastrar, por acaso, no segundo dia do jogo. “Acordei cedo, fui dar uma olhadinha no site e vi que ainda não tinha saído a pergunta, então eu atualizei a página e apareceu bem na hora! Foi muita sorte!” conta. O desafio em questão era: “qual o número do capítulo em que a professora McGonagall cancela o jogo de quadribol entre Grifinória e Lufa-Lufa? Multiplique este número por 42”.
Luã, que tem 14 anos, começou a participar do site no mesmo dia que Marina e, segundo ele, não foi fácil. “Como o horário não foi anunciado, eu fiquei desde as 2h da manhã entrando no site e atualizando”. Depois de três horas, com a missão cumprida, foi só alegria. “A sensação foi muito boa”.
Mas por que este fascínio pela série? “’Harry Potter’ tem muitas coisas para ensinar, além de ser muito bem escrito. As batalhas são apenas exemplos de como a amizade pode sobreviver mesmo nas piores horas”, explica.

Bullying - 4


O assédio escolar pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.
Deve-se encorajar os alunos a participarem ativamente da supervisão e intervenção dos atos de bullying, pois o enfrentamento da situação pelas testemunhas demonstra aos autores do bullying que eles não terão o apoio do grupo. Uma outra estratégia é a formação de grupos de apoio, que protegem os alvos e auxiliam na solução das situações de bullying. Alunos que buscam ajuda tem 75,9% de reduzirem ou cessarem um caso de bullying.
Os professores devem lidar e resolver efetivamente os casos de bullying, enquanto as escolas devem aperfeiçoar suas técnicas de intervenção e buscar a cooperação de outras instituições, como os centros de saúde, conselhos tutelares e redes de apoio social.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bullying - 3

Bullying é um termo frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.


O cientista sueco Dan Olweus define assédio escolar em três termos essenciais:

  1. O comportamento é agressivo e negativo;
  2. O comportamento é executado repetidamente;
  3. O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O assédio escolar divide-se em duas categorias:
  1. Assédio escolar direto;
  2. Assédio escolar indireto, também conhecido como agressão social.

 bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido por meio de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
  • Espalhar comentários;
  • Recusa em se socializar com a vítima;
  • Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
  • Ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).