segunda-feira, 25 de abril de 2011

Jovens se reúnem para lutar contra o bullying nas escolas - Grêmio Democracia Juvenil

Lages, 25/04/2011, Correio Lageano

 “Muitas vezes aconteceu comigo de ser agredido por um grupo, e todos os que estavam por perto debochavam, se divertiam com as humilhações que eu sofria, sem se importar com meussentimentos”. Este trecho de uma carta poderia ser de qualquer criança que sofre com maus tratos dos colegas na escola, mas é de Wellington de Menezes, o jovem que matou 12 adolescentes em Realengo, no Rio de Janeiro.

 Para evitar o bullying (prática de violência física ou psicológica feitas para intimidar a vítima), adolescentes de 15 e 16 anos se reuniram. Na tentativa de evitar esse tipo de conflito dentro dasescolas, é que o grêmio estudantil Democracia Juvenil resolveu criar o projeto “Na Contramão”.

 O presidente do grêmio, Emerson Rodrigo da Silva, de 15 anos, diz que o nome do projeto foi pensado para mostrar que o ‘bullying’ interrompe o fluxo normal da vida de uma pessoa. “O aluno está na escola em busca da felicidade, e quando sofre humilhações dos colegas, ele está indo na contramão dessa busca”.

 O objetivo do Na Contramão é evitar a prática de ‘bullying’, para isso o grêmio pensou em criar um projeto de prevenção. “Vamos reunir os grêmios de várias escolas para que cada uma sugira pontos para a diminuição do ‘bullying’”, explica Emerson.

 O que o grêmio Democracia Juvenil pretende é fazer uma parceria diretamente com as escolas. “Depois do projeto pronto, enviaremos aos órgãos competentes para que seja aplicado nas escolas”.
  
A iniciativa já vem sendo aplicada dentro da escola do Rosário, onde o grêmio nasceu. O blog do colégio aceita denúncias anônimas sobre casos de bullying e possui uma média de mais de 100 acessos diários.

Evento coloca tema em discussão no Marajoara
  
Dia 19 de maio, no Marajoara, acontece o primeiro evento do projeto Na Contramão. Emerson Rodrigo da Silva diz que “serão reunidos vários grêmios estudantis para explicar o projeto”.

 “Queremos falar de jovem para jovem. Quando há alguma coisa sobre ‘bullying’ é sempre uma palestra com linguagem científica e técnica; fica ruim para os adolescentes entenderem”.
O embrião do Na Contramão é o Projeto da Paz, também idealizado pelo Grêmio Estudantil. O projeto consistiu num concurso de desenho, que tinha como tema a paz, e que aconteceu em agosto de 2010. O desenho vencedor do concurso ganhou a estampa das camisetas do uniforme da Escola de Educação Básica Nossa Senhora do Rosário.

Um comentário:

Fabio Paizani disse...

Eu creio que o projeto "na contramão será" muito valido para os adolecentes uma vez que de jovem para jovem é muito mais facil o entendimento, já que os joves sabem como se espresar diante de amigos e colegas...
O bullying deve ser entendido e evitado para acabar com casos como o que aconteceu no Rio de Janeiro.

Fábio Paizani

Postar um comentário