sexta-feira, 26 de março de 2010

PAIS E FILHOS: REFLEXÃO DOS ALUNOS DO 2º05

O tema de sociologia dos segundos anos é sobre a comunidade mais importante do mundo: a família. Na atualidade há muitos problemas de relacionamentos entre pais e filhos. Sobre essa temática os alunos do 2º05 da tarde fizeram suas reflexões. Veja abaixo:
“Os Pais e os filhos deveriam dialogar mais uns com os outros. Falar o que gostam e o que não gostam, para viver em melhor harmonia. Para haver um convívio estável entre pais e filhos, um tem que respeitar o limite do outro”.
(David, Erick, Gabriel, Guilherme)

“Deveria haver mais conversa entre os membros da família, havendo assim mais compreensão entre os mesmos. Discutir seus problemas em grupo é um modo de amenizar muitos incidentes familiares. Outro grande problema é a diferença de "mundo" entre pais e filhos, ou seja, grande parte dos pais vivem num tempo anterior e tentam fazer com que seus filhos vivam nesse "mundo" também. Para nós o segredo de um bom relacionamento familiar é interagir com seus membros”.
(Carlos Eduardo e Diego Schwantes)

“Para as famílias melhorarem é preciso união, respeito, compreensão, dedicação, amor e muito mais. Porque hoje em dia esta acontecendo muitas tragédias familiares. Por isso devemos nos dedicarmos as nossas famílias porque ela é única”.
(Fernanda, Maria aparecida)

“Os pais deveriam socializar mais com os filhos, pois a falta de diálogo acaba no distanciamento entre eles. O diálogo resulta na confiança entre ambos e a falta em mentiras”.
(Katherin, Karine, Mariele)

“Hoje em dia os pais não passam tanto tempo com os filhos como deveriam e sim passam a maior parte do tempo trabalhando, e também os filhos tem que dar mais valor aos seus pais, pois família é uma só e insubstituível”.
(Bruna K e Gilliardi)

“Para um melhor entrosamento familiar, pais e filhos deveriam entrar em um consenso de opinião, deveres e regras, sem desrespeitar a opinião de nenhuma das partes para que fique acessível a todos. Assim não gerando brigas e desentendimentos no ambiente familiar.
(Marina e Beatriz)

“Hoje em dia falta muito diálogo entre pais e filhos! Conversar sobre a situação da família, respeitar a opinião de ambos independentes de qual seja ela, chegando assim a um acordo. Que não prejudique a relação entre pais e filhos.
(Évelin,Luana Evelyn e Luis Filipe)

“Os pais deveriam educar desde cedo os filhos para respeitarem seus familiares e a sociedade em que vivem. Deveria ter mais dialogo entre pais e filhos "isso deveria ser recíproco", pois é essencial nos dias em que vivemos”.
(Bruna L., Diane, Islas)

2 comentários:

Unknown disse...

Fico super legal a reflexao da nossa turma!!!Mas nao era pra ter colocado a nossa foto do lado????

Geandria Corrêa disse...

Eu apoio a questão do diálogo, e refoço que os filhos devem dar mais velor aos seus pais. Sempre há muita cobrança. Se cada um ceder um pouco as coisas vão melhorar.
Eu defendo que os pais devem ser conservadores no que diz respeito aos valores morais, uma vez que, acompanhar a evolução da sociedade não significa copiar seus aspectos ruins e esquecer do caráter e de princípios importantes.
Deve haver justiça dentro de casa, quando há mais de um filho sempre haverá desentendimentos, o que deve ser discutido entre toda a família. Não é justo que os irmãos se calem e parem de brigar sem ter resolvido a questão, pois isso virá à tona mais tarde.
A família é em quem sempre vamos poder confiar. Teremos amigos, decepções virão e eles terão de levar suas vidas a diante sem nós, já a família de casa, a qual eu me refiro, já a família estará sempre disposta a ajudar. Nossos pais querem sempre o nosso melhor, por isso devemos tratá-los bem e falar diretamente sobre os problemas, sem chantagens ou brigas, já que na maioria das vezes são tentativas frustradas.

Postar um comentário