sexta-feira, 1 de julho de 2011

Grevistas exigem regência de classe

Lages, 2 e 3/07/2011, Correio Lageano por Susana Küster

 O comando de greve dos professores estaduais decidiu sexta-feira, continuar com a greve, até que o governo mude o pagamento da regência de classe de 17% para 25%, e de 25% para 40%. Além disso, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, (Sinte), exige um prazo para o pagamento do piso e para a recomposição da tabela salarial.
  
Segundo informações da secretária estadual do Sinte, Ana Júlia Rodrigues, o secretário-adjunto deeducação, Eduardo Deschamps, afirma que o pagamento da regência da forma proposta pelosprofessores, aumentaria em R$ 16 milhões a folha de pagamento, e não é possível cumprir a exigência nesse ano.
  
Além disso, Deschamps diz que o piso e a recomposição salarial serão pagos, mas somente em 2012. “Queremos prazos para as propostas do governo. Exigimos que a regência de classe da forma como propomos seja paga nesse ano, mas o piso e a recomposição salarial podem ser feitas em 2012”, ressalta.
  
Na segunda-feira, as assembleias regionais no Estado analisarão a proposta do governo. Está marcada para a próxima quarta-feira, uma nova reunião entre o comando de greve e Deschamps, na Secretaria de Educação, em Florianópolis.
  
A história se repete. Uma das integrantes da diretoria do Sinte de Lages, Maria Waltair Carvalho, ressalta que só com greve, os professores conseguem que seus direitos sejam cumpridos. “Temosgreve sempre pela questão salarial, não exigimos aumento de salário e sim a reposição dos valores que não são pagos, ou seja, o cumprimento da lei”, destaca.
  
O jornalista Névio Santana Fernandes, fez várias matérias sobre o assunto, na década de 80 e 90, e lembra que nesta época não haviam manifestações dos professores. “As greves não eram tão longas, hoje a classe parece estar mais unida, acredito que se deva à ação do sindicato”, comenta.

2 comentários:

Lucas disse...

ta mas tem aula segunda, terça e quarta?

Anônimo disse...

E Ai?????? Então vai continuar a pouca vergonha???? cadê o cara que disse ai no blog que temos que conversar com os políticos??? é que não tem conversa queremos que os professores voltem de uma vez isso virou um descaso por conta dos professores.... não é verdade pais?????

Postar um comentário