quarta-feira, 13 de julho de 2011

Professores substitutos são chamados para retomar aulas

Lages, 13/07/2011, Correio Lageano


A lista com os nomes dos professores substitutos foi divulgada nesta terça-feira à tarde no sistema de controle da Secretaria de Educação de Santa Catarina. A contratação já foi iniciada e a promessa é para o retorno normal das aulas a partir desta quarta.
  
De acordo com a Gerência Regional de Educação, todos os diretores de escolas se reuniram na segunda-feira à tarde e realizaram uma lista com o nome dos professores que permanecem emgreve. No final da reunião a lista foi entregue à Gered que encaminhou para a Secretaria Estadual de Educação. “Com essa lista, a Secretaria sabe o número de professores que deverão ser contratados”, explica a gerente de Educação, Maria de Fátima Daboit Ogliari.
  
Os professores substitutos estão sendo chamados através do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina. A liberação das vagas aconteceu ontem, depois das 13h30min. Os contratados são os profissionais que realizaram a prova de Admissão em Caráter Temporário (ACT) no ano passado. Caso a lista seja insuficiente, a Gered contratará outros professores habilitados. A gerente Maria de Fátima afirma que o período de contratação é de 15 dias, contando a partir desta quarta.
  
Na tarde desta terça, os deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa estiveram reunidos para decidir se o projeto de lei complementar (PLC) que altera o salário dos professores conforme a proposta apresentada pelo governo em 3 de julho, seja votado.
  
O relator do processo, o deputado Joares Ponticelli (PP), segurou o projeto e pediu que a CCJ permaneça em alerta para uma possível reunião de votação.


Alunos realizam mobilização em escola de Lages­
  
Na manhã desta terça-feira, os alunos da Escola de Educação Básica de Lages (antigo Industrial) se reuniram em frente à escola, caracterizados com nariz de palhaço, para protestar a falta deprofessores e aulas. A maioria dos alunos estão no terceiro anos do Ensino Médio e preocupados com a formatura, exigem da direção a volta das aulas.
  
“Assim como é direito dos professores exigirem o salário, é nosso direito exigir as aulas. Já passou do limite essa greve. Isso já virou política. Não são eles os prejudicados e sim nós”, afirma a aluna Milena Müller.
  
Seu colega, Eder Campos, afirma que se, as aulas não voltarem, os alunos retornarão a mobilização. “Depois eles não poderão reclamar que Santa Catarina possui a pior nota do Enem ou os piores resultados de avaliações”, afirma o aluno.
  
Na segunda-feira, a maioria dos alunos já haviam se mobilizado em frente à escola. Porém, de acordo com eles, todos foram dispensados pela direção. “A diretora mandou nós irmos para casa e disse que o que estávamos fazendo, ‘era feio’ para a imagem da escola”, acrescenta outro aluno, Antônio Júnior.
  
A Escola Estadual de Lages possui cerca de 1,2 mil alunos do ensino fundamental e médio.
Para a diretora geral da escola, Teresinha Ortiz, todos os direitos devem ser respeitados. “Tanto dosprofessores, quanto dos alunos. A gestão não tem que opinar muito, mas administrar tudo isso”, afirma.
  
De acordo com ela, cinco professores estavam na escola dando aula. “Inclusive, as portas da escola estão abertas para os alunos. Não possuímos professores para todas as turmas, mas estamos convidando os alunos que entrem para juntarmos as turmas e trabalharmos em conjunto com osprofessores que estão na escola”. Em relação aos formandos, a direção afirmou fazer o possível para o término no ano e a formatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário